WhatsApp

terça-feira, 30 de abril de 2024

Construção de estátua de Alzira Soriano tem ordem de serviço assinada

Governadora Fátima Bezerra participa da assinatura da ordem de serviço para construção da estátua da histórica prefeita de Lajes

O Governo do RN preserva e resgata a memória de Alzira Soriano, uma das grandes pioneiras do feminismo no mundo, eleita em 1928, a primeira mulher prefeita na história da América Latina.

Na noite desta segunda-feira (29), no município de Lajes, a governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para a construção da estátua que manterá viva a trajetória da potiguar que se destacou no empoderamento feminino mundial.

O ato integrou os festejos da 15ª Semana Alzira Soriano, promovida pela Prefeitura de Lajes, para celebrar o aniversário de nascimento  da histórica lajense para o cargo de prefeita municipal em 1928. 

A estátua de Alzira Soriano, assinada pelo artista visual José Wellington da Silva, é fruto de uma emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides, no valor de R$ 800 mil, que engloba a criação de um centro turístico-cultural que ficará localizado às margens da BR 304. 

Inspiração 

A governadora Fátima Bezerra frisou, ao lado do prefeito de Lajes, Felipe Menezes,  o simbolismo do pioneirismo de Alzira Soriano: “ela foi uma mulher para além do seu tempo. Imaginem há 96 anos atrás, uma mulher ousar se candidatar, travar uma grande batalha para registrar sua candidatura, enfrentar a disputa e sair vitoriosa. Temos, portanto, que cuidar da memória dessa mulher para, cada vez mais, constatarmos com clareza o quanto isso é necessário, desejável e saudável para uma sociedade igualitária. Alzira nos inspira e irá nos inspirar sempre”,  celebrou Fátima Bezerra.

O Governo do Estado também participa da Semana Alzira Soriano, por meio do Ônibus Lilás, serviço da Semjidh destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência 

Alzira Soriano

Luiza Alzira Teixeira Soriano nasceu em 29 de abril de 1897 e cresceu em Jardim de Angicos, um distrito de Lajes, no Rio Grande do Norte. Faleceu em 28 de maio de 1963, aos 66 anos.

Foi a primeira mulher a ser eleita para um cargo Executivo no país, quando se elegeu prefeita da cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte, com 60% dos votos, no ano de 1928.

Postar um comentário

WhatsApp

Receba diariamente nossas postagens pelo WhatsApp! Clique no link e salve o número na sua agenda para receber: