O filme que tem direção de Marcélia Cartaxo e Cristiane Fragoso será exibido em Serra do Mel, Mossoró, Florânia e Currais Novos; programação inclui oficinas de formação em audiovisual
O curta-metragem Casa do Louvor, o Filme, dirigido pelas cineastas Marcélia Cartaxo e Cristiane Fragoso, terá sua pré-estreia em quatro cidades do interior do Rio Grande do Norte: Serra do Mel, Mossoró, Florânia e Currais Novos, respectivamente nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho de 2025.
A obra é uma adaptação audiovisual do espetáculo teatral homônimo da Cia Bagana de Teatro (RN) com Direção dramaturgica de Carla Pires Martins, produzido em parceria com a Traquitana Cultural, e contará com exibições seguidas de oficinas de formação artística na área do audiovisual – uma ação estratégica que busca fomentar políticas públicas culturais nos municípios envolvidos.
A história do filme, nascido nos palcos e agora adaptado para as telas, trata do preconceito e do descaso vividos por operárias do sexo no bairro Alto do Louvor, em Mossoró (RN). A narrativa trata da luta e resistência de mulheres em meio a uma sociedade patriarcal e conservadora do interior nordestino. O filme tem como protagonistas atrizes da própria companhia e roteiro assinado por Ana Carla Azevedo, Joriana Pontes, Marcélia Cartaxo e Cristiane Fragoso.
A direção geral foi conduzida pela premiada atriz paraibana Marcélia Cartaxo, vencedora do Urso de Prata (Berlim, 1985) e do Kikito de Melhor Atriz (Gramado, 2019), e também marca a estreia na direção cinematográfica da cineasta Cristiane Fragoso (PB), inicialmente convidada como assistente de direção e que assumiu a co-direção no decorrer da produção.
“Esse é um filme com alma e raízes locais, feito por mãos potiguares e paraibanas que acreditam na força da arte como transformação social”, afirma Joriana Pontes, produtora executiva do projeto.
Joriana explica também que o filme contou com locações em Mossoró, Florânia e Currais Novos. A iniciativa conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, apoio da Fundação José Augusto (FJA), da Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró e das prefeituras locais, por meio da Lei Aldir Blanc e que todos os processos foram desenvolvidos pelos artistas da Cia Bagana de Teatro e convidades, privilegiando e valorizando artistas das localidades onde foram feitas as gravações.
Confira as datas de oficinas e pré-estreias do filme nas seguintes cidades:
Serra do Mel – 28 de julho
Oficina audiovisual: 13h às 18h – Sala de Cinema (antigo prédio da Estação Digital), Rua do Própolis, Vila RN
Sessão do filme: 19h
Mossoró – 29 de julho
Oficina audiovisual: 13h às 18h – Espaço Bagana de Artes – Rua Francisco Ferreira de Lima, 329 – Alto do Sumaré
Sessão do filme: 19h
Florânia – 30 de julho
Oficina audiovisual: 13h às 18h – Casa de Cultura Cônego Estanislau Pichel – Rua Coronel Silvino Bezerra, 122 – Centro
Sessão do filme: 19h – Auditório da Casa de Cultura
Currais Novos – 31 de julho
Oficina audiovisual: 13h às 18h – Teatro Municipal Ubirajara Leão – Rua Serra Negra, s/n – Bairro J.K
Sessão do filme: 19h
Postar um comentário