sábado, 1 de outubro de 2016

Pesquisa feita nos dias 21 e 22 é divulgada hoje


O Jornal de Fato publica em sua edição de hoje pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), empresa sediada em Recife-PE. Focaliza a sucessão mossoroense.

As entrevistas dos eleitores ocorreram quarta-feira e quinta feira da semana passada (21 e 22 de setembro).

O registro foi feito inicialmente no dia 24 passado, mas em seguida substituído para o domingo (25) pela necessidade de adequação de formulário de perguntas.

Conforme o jornal, o Ipespe ouviu 400 pessoas. Seu custo para o contratante (o próprio De Fato) foi de R$ 17 mil.

O resultado aponta Rosalba Ciarlini (PP) com 56% e Tião Couto (PSDB) com 22%.

Gutemberg Dias (PCdoB) é terceiro colocado com 4%.

Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”, aparece com 3%, não obstante ter oficializado sua desistência da candidatura na quinta-feira (29), perante a Justiça Eleitoral.

Já Josué Moreira (PSDC) é o último colocado com 1%.

O percentual de indecisos apontados pelo De Fato e o Ipespe a dez dias das eleições chega a 3%. 

Branco/Nulo é assinalado como 11%.

Amanhã, dia das eleições, a TV Cabo Mossoró (TCM) apresentará a segunda pesquisa da temporada de campanha/eleições em Mossoró, com o Instituto Seta, às 7h30, dentro da abertura de sua programação denominada de “Vota Mossoró”.

As duas pesquisas estão eivadas de polêmicas e judicialmente enfrentam representações à não publicação por supostos erros técnicos decorrentes de equívoco ou má-fé.


Nota do Blog - A pesquisa do Jornal De Fato/Ipespe, publicada hoje, traz fatos não necessariamente errôneos, mas coletados há 10 dias, em um quadro, no que diz respeito aos dois primeiros lugares, que pode ser diferente do visualizado hoje, dia da publicação. A pesquisa traz também dado interessante em relação aos terceiro e quarto lugares, comentado pelo Blog em análise do último dia 12 (veja aqui). Polêmicas à parte, o fato é que os números reais serão conhecidos amanhã à noite.