quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Oposição apoia professora Thelma Gurgel à sucessão da UERN

Na disputa pela sucessão da UERN, a oposição à chapa apoiada pelo reitor Pedro Fernandes divulga candidatura da professora Telma Gurgel para o cargo de reitora.

A chapa encabeçada por Telma Gurgel terá como candidato a vice-reitor o professor William Coelho, docente da UERN há 28 anos e atual vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

A chapa conta com os apoios dos professores Gilton Sampaio, do Campus de Pau dos Ferros, e Ana Dantas, do Campus de Natal, candidatos anteriores pela oposição.

Perfil

Professora da instituição há 30 anos, Telma Gurgel é graduada em Serviço Social pela UERN, mestra em Ciências Sociais pela UFRN, doutora em Sociologia pela UFPB e tem pós-doutorado pela Universidade Paris-Diderot (Paris 7). É bolsista de produtividade do CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher “Simone de Beauvoir”.

Como cientista, Telma Gurgel coordena pesquisa nacional sobre o feminismo autônomo no Brasil, e publica em periódicos mundialmente conhecidos, como a “Revista do Centro Tricontinental” (CETRI), da Bélgica, e na “Nouvelles Questions Fèministes”, revista francesa fundada por Simone de Beauvoir e Christine Delfhy, nos anos de 1960.

Foi Chefe do Departamento de Serviço Social, diretora da Faculdade de Serviço Social por dois mandatos, coordenadora da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERN.

No campo político, Telma Gurgel atuou como militante estudantil pela estadualização da UERN, foi vereadora na Câmara Municipal de Mossoró e esteve presente em momentos decisórios dos rumos da UERN, desde sua estadualização até os dias atuais.

* Com informações de José Ronaldo/ Redes Sociais