domingo, 28 de outubro de 2018

Entenda o que é voto consciente

Exercício da cidadania e voto consciente são alguns dos temas amplamente falados durante a campanha eleitoral. Mas como escolher um candidato de forma consciente? Para quem ainda não votou e tem dúvidas, ainda dá tempo de entender através de algumas dicas a melhor forma de pesquisar para escolher o candidato. 

Voto consciente

O voto consciente se refere à escolha de um voto a partir de informações adequadas que apontem quem é mais apto a atender às demandas da população. Antes de pensar nas vantagens pessoais, o voto consciente pensa a coletividade, quais as maiores necessidades da população? Quais dos candidatos reúne as características que pareçam mais viáveis para atender à estas necessidades? Existem projetos para isto? Eles mostram o caminho? Qual o pensamento dos candidatos sobre assuntos polêmicos para a sociedade?

Observe alguns pontos em sua pesquisa:   

- Conheça os candidatos e partidos.

Pesquise o histórico do candidato, sua trajetória política, ideias e projetos aprovados caso exerça cargo eletivo, se a ficha é limpa, que processos responde na Justiça, se há condenação.  

- Conheça as regras

As eleições podem ser encaradas como um grande jogo, uma disputa condicionada a um conjunto de regras que as tornam (em teoria) mais justas e democráticas. Observe pontos como financiamento de campanha, propaganda eleitoral, bem como quem cumpre ou descumpre estas regras.

- Conheça seus deveres de eleitor

O cidadão eleitor também precisa cumprir regras. O que pode e o que não pode é fundamental para não cometer irregularidades eleitorais no dia da eleição.