sábado, 27 de outubro de 2018

Esclareça suas dúvidas sobre o dia de votação

Hoje (27), véspera do segundo turno das eleições, é dia dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) organizarem os locais de votação. Os seis municípios que abrangem as zonas eleitorais sediadas em Mossoró recebem hoje as urnas eletrônicas e a estrutura para receber os eleitores amanhã.

O chefe de cartório da 34ª zona eleitoral de Mossoró, Marcio Oliveira, tirou algumas das principais dúvidas dos eleitores no programa Cenário Político, da TV Cabo Mossoró, desta quarta-feira (24).

Veja abaixo:

Ausência no primeiro turno e voto no 2º

O cadastro de eleitores não é reaberto durante as votações de primeiro e segundo turno. Então, independente de não votar no primeiro Turno, o eleitor pode ir às urnas no segundo. O prazo de justificativa é de 60 dias.

Documentação para votar

O eleitor identificado biometricamente não precisa da apresentação de documento. "A própria digital é suficiente", diz Marcio. A Justiça Eleitoral recomenda documento com foto, para o caso da máquina não reconhecer a digital. Além disso, podem ser utilizados documentos digitais no celular, como o aplicativo e-título, a CNH digital e o Documento Nacional de Identificação no smartphone.

Urnas

As urnas já passaram pela preparação primaria no primeiro turno. No segundo, só há a inserção dos candidatos e o teste de qualidade das baterias. Este processo foi feito em Mossoró nos últimos dias 22 e 23. Todas as urnas ficaram lacradas até seguirem para as zonas eleitorais.

Justificativa eleitoral

Eleitor que deixa de votar tem prazo de 60 dias para comparecer ao cartório eleitoral e apresentar uma justificativa. A justificativa deve ser feita no município em que estava no dia da votação. Se estava no seu município e não votou por falta de interesse, o eleitor deve pagar a multa. Após três eleições sem votar e sem justificar, o cidadão fica com o título cancelado até que busque a Justiça para quitar a situação

Título eleitoral suspenso

Se a suspensão estava efetiva no primeiro turno, a situação continua no segundo. É importante observar o motivo da suspensão: se for por não comparecimento à biometria, basta comparecer ao cartório eleitoral e fazer a regularização. Em outros casos, é preciso encerrar a demanda para resolver a questão, como em caso de condenação criminal, a pessoa perde os direitos políticos até que cumpra a pena.

Votação fora do domicílio

Encerramento do prazo para o voto em trânsito foi em agosto. Depois disso, não é possível votar fora do seu domicílio eleitoral.

Apuração

Votação é mais rápida no segundo turno. A expectativa de encerramento no RN é até às 20h.

Para assistir ao programa na íntegra e ver o que Marcio Oliveira explica sobre segurança nas urnas, clique aqui.