quinta-feira, 21 de março de 2019

Governo do RN cria Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Governadora em encontro com diferentes comunidades
(Foto: Elisa Elsie)
Nesta manhã (21), o Governo do RN aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). A assinatura do termo aconteceu durante encontro em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Salles.

O evento reuniu representantes de comunidades negras, povos de terreiros, ciganos, indígenas, mulheres e lideranças do movimento LGBT. 

A governadora garantiu que “a marca do governo da professora Fátima será a inclusão social”, no entanto, pede um pouco de paciência às comunidades, entidades e povos ali representados para que haja tempo de o Estado sair da situação de calamidade financeira em que se encontra e as políticas públicas para o setor das minorias possam ser implementadas.

Ela afirmou que está honrando uma promessa de campanha ao criar a Secretaria da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), que terá Arméli Brennand (atual Esporte e Lazer) como secretária, e anuncia ações inclusivas, que estão sendo viabilizadas por meio do Governo Cidadão, como a criação de escolas em comunidades indígenas e remanescentes quilombolas. 

Plano Estadual

Para dar encaminhamentos às políticas de inclusão social, foi criado o grupo de trabalho que terá a finalidade de elaborar e monitorar a implantação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial composto por representantes do governo (Educação, Cultura, Ação Social, Assuntos Fundiários, Saúde e Justiça e Cidadania), e igual número de membros indicados pela sociedade civil representando as comunidades e grupos de indígenas, quilombolas, povos de terreiros e ciganos. As atividades do grupo serão conduzidas pelo Coeppir, através da presidente Giselma Omilê.


Fotos: Elisa Elsie.