quinta-feira, 16 de maio de 2019

Prefeitos assinam protocolo de intenção para criação do Consórcio Geoparque Seridó

Pico do Totoró em Currais Novos se inclui em área do
Geoparque Seridó (Foto: divulgação)
Prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental (AMSO) se  reuniram nesta quarta-feira (15) na sede da entidade, em Currais Novos. Estiveram presentes o presidente Sally Araújo (PSD), que é prefeito de Cruzeta, e os gestores de Currais Novos, Acari, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá e Lagoa Nova. Na ocasião foi assinado protocolo de intenção para a criação do Consórcio Geoparque Seridó.

A partir deste documento acontecerá o trâmite legal para que áreas da região sejam reconhecidas internacionalmente pela UNESCO. "Agora o protocolo será encaminhado como Projeto de Lei para as Câmaras e depois o estatuto social aos cartórios e de posse do CNPJ lutar para captação de recursos para investimentos na educação, conservação e turismo", contou Sally.

Geoparque

O local abrange os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, São Vicente, Florânia, Caicó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó e Parelhas, na região do Seridó/RN. A proposta de geoparque contempla uma área com cerca de 6 mil km² que incluem ainda os municípios de Bodó, Tenente Laurentino Cruz e São José do Seridó.

A criação do Geoparque se baseia no patrimônio geológico do Seridó Potiguar, associado aos aspectos biológico, turístico, cultural e histórico do local.