segunda-feira, 22 de julho de 2019

Governo anuncia novo bloqueio de 1,4 bilhão no Orçamento

(Foto: EBC)
Do Diário Político

O ministério da Economia divulgou, nesta segunda-feira (22), que contingenciou mais 1,44 bilhão de reais do orçamento deste ano.

Esta é a segunda vez que o governo federal bloqueia recursos em 2019. A equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL) contingenciou 29,79 bilhões de reais em março, sobretudo do Ministério da Educação. Até o momento, segundo informou o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, não foram definidas as pastas que mais vão ser atingidas pelo bloqueio.

Rodrigues, destacou que o esforço fiscal é “pequeno”, se comparado ao anterior, mas necessário. “Teremos um contingenciamento pequeno, mas teremos que fazer”, destacou.

Waldery considera o novo corte menos penoso que o anterior. “É um valor muito abaixo do que ocorreu anteriormente. Mais de 90% desse valor está associado ao governo federal”, ressaltou.

No sábado passado, o presidente Bolsonaro revelou que faria um corte de ao menos R$ 2,5 bilhões nos gastos do governo federal. Ainda segundo o chefe do Palácio do Planalto, provavelmente algum ministério será extinto para que o governo consiga chegar a esse valor.