quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Mossoró recebe maior evento científico do IFRN

Em 2019, o maior evento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Rio Grande do Norte chega à capital do Oeste Potiguar. De 16 a 18 de outubro, Mossoró será palco da quinta edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex/IFRN).

Organizada pelos pelo Campus Mossoró e pelas Pró-Reitorias de Ensino, de Extensão e de Pesquisa e Inovação, o evento tem apoio da Prefeitura Municipal e acontece em três espaços: no Teatro Dix-Huit Rosado, na Estação das Artes e no próprio campus.

Eventos

A programação, que conta com atividades às tardes e noites, traz o I Ciclo de Minicursos e Oficinas – Aprender, a IV Mostra Coletiva de Artes, o IV Prêmio de Empreendedorismo Inovador, a V Olimpíada de Robótica, a VII Mostra Tecnológica, o VII Simpósio de Extensão, o XV Congresso de Iniciação Científica e o III Campeonato de Jogos Eletrônicos. Aberta ao público, a estimativa é de que dez mil pessoas visitem os espaços nos três dias de evento. 

Coordenada pelas equipes de comunicação do Campus Mossoró e da Reitoria do IFRN, a divulgação da Secitex contabiliza um total de 2670 participantes inscritos no portal do evento e 978 trabalhos submetidos para avaliação dos analistas. A Mostra Tecnológica já selecionou 40 trabalhos e o Simpósio de Extensão outros 134; a Olimpíada de Robótica tem 46 equipes inscritas com 153 alunos. 116 é o número de minicursos e oficinas submetidos. 

Edições

As edições anteriores da Secitex aconteceram em Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016) Caicó (2017) e Natal (2018), atraindo milhares de estudantes e professores do instituto e das redes públicas e privadas de ensino, além da comunidade geral.

A quinta edição do evento, realizada pelo Campus Mossoró, tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).