sexta-feira, 9 de julho de 2021

Prefeitura inicia distribuição de kits de alimentos da merenda escolar na Zona Urbana de Mossoró

Os alunos das Unidades de Educação Infantil (UEI's) da Zona Urbana de Mossoró também estão recebendo os kits de alimentos da merenda escolar.

Fotos: Allan Phablo/PMM

A Prefeitura de Mossoró iniciou a distribuição dos kits nas UEI’s da Zona Urbana nesta quinta-feira (8). Mais de 6.100 famílias de alunos das 37 Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino receberão os alimentos da merenda escolar e, nessa segunda etapa de distribuição, os kits estão maiores e com mais itens. 

O cronograma de entrega começou pela Zona Rural nessa quarta-feira (7) e segue até o dia 23 de julho. Já nesta quinta-feira, a distribuição pela Zona Urbana iniciou pela UEI Lúcia Maria Nogueira Mendes, no bairro Abolição IV.

Os kits com alimentos substituem a alimentação da merenda escolar que é oferecida pelas escolas aos estudantes quando as aulas são presenciais. Enquanto as atividades escolares são realizadas na modalidade remota, a Secretaria Municipal de Educação fará a distribuição de kits com alimentos. Os kits foram elaborados com orientações de nutricionistas para suprir as necessidades nutricionais dos alunos.

Ampliação de kits
O kit de alimentação contêm alimentos da produção da Agricultura Familiar, dentre os itens, batata-doce, macaxeira e polpa de frutas. Dos mais de 65 mil quilos de alimentos que serão distribuídos nos kits, mais de 30% são da Agricultura Familiar, atendendo mais o que o mínimo previsto em lei. Os produtos foram produzidos pelos agricultores e agricultoras de duas cooperativas: Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (Coodap) e Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COOAFAM). O kit têm ainda arroz, farinha de mandioca, feijão carioca, flocos de milho, leite em pó integral, macarrão e ovos. A SME incluiu 1 kg de peito de frango e aumentou a quantidade de quilos de feijão, farinha de mandioca e de ovos no segundo kit de merenda escolar de 2021.

Além da ampliação da quantidade e qualidade dos alimentos, a Secretaria Municipal de Educação também atenderá 31 alunos das UEI’s que tem restrições alimentares entregando kits especiais com alimentos que possam ser consumidos por eles, considerando as restrições geradas por doenças.

Em breve, os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró também serão beneficiados com os kits da merenda escolar nessa segunda etapa. A SME informa que cada escola tem um cronograma de distribuição devido à modalidade de compras dos alimentos ser diferenciada por meio da Compra Direta.

Em março deste ano, a SME fez a primeira distribuição do Ano Letivo de 2021 para as famílias dos alunos de todas as UEI’s do município.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.