sexta-feira, 10 de julho de 2020

UPA de Natal tem leitos vazios; veja vídeo

O presidente licenciado do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), Geraldo Ferreira, fez uma visita à UPAs de Natal e constatou a desocupação dos leitos na UPA de Pajuçara.

"Com treze leitos para Covid, a Upa Pajuçara viu há uma sema uma queda nos internamentos que gradualmente permitiu transferir metade desses leitos para outras doenças clínicas que voltaram a procurar a Unidade", relatou.

(Vídeo cedido)

Há sete leitos vagos. Outros seis que já estão destinados a outras doenças, como AVC e Cardíacas, havia três pacientes, sendo que dois já estavam transferidos pela regulação para a rede hospitalar. Segundo informações enviadas pelo médico, a Direção informou que com a queda no Covid, a UPA vai retornando aos poucos os  atendimentos de outras emergências clínicas que constituíam o seu atendimento diário, antes da pandemia. Outra informação foi de que o nível de gravidade dos pacientes caiu e a transferência para os hospitais da rede está facilitada pela existência de leitos e melhor rotatividade.

"Há uma expectativa de observar as próximas semanas para ver se a abertura da economia provocará alguma mudança neste quadro de signicativa melhora na pandemia. Os leitos vagos e a disponibilidade de cuidados e tratamento mais precoces apontam que possivelmente a rede terá condições de absorver, sem traumas, alguma oscilação que possa vir da maior movimentação das pessoas com a abertura do comércio", diz.

Ele lembra que é fundamental que a população continue os cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel, para que o que aponta como um animador recuo da pandemia se solidifique permitindo a flexibilização de outros setores e retomada da economia.

Postar um comentário