quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Veja as ações que pedem cassação de Allyson Bezerra

Prefeito eleito foi diplomado nesta quarta-feira
(Foto: assessoria de imprensa)

Duas ações pedem cassação do registro de candidatura do prefeito eleito de Mossoró Allyson Bezerra

As Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movidas contra o prefeito eleito de Mossoró, Allyson Bezerra (SDD), alegam abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral.

Segundo ação movida pelo MP Eleitoral (processo n. 0600124-67.2020.6.20.0033), "durante o período da “pré-campanha” eleitoral, o então candidato Allyson Leandro Bezerra da Silva efetuou diversas postagens patrocinadas, o que ensejou na propositura da representação eleitoral visando ao reconhecimento da propaganda eleitoral extemporânea, com a consequente imposição da multa prevista no ordenamento jurídico".

As postagens teriam sido feitas a partir de endereço de seu gabinete de deputado em Mossoró, o que sugere que o trabalho pró candidatura teria sido realizado com verba pública, custeada pela Assembleia Legislativa.   

No texto, o MPE pede a imposição aos réus das sanções de cassação de registro de candidatura, e inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição ocorrida em novembro passado e a convocação de novas eleições.

Numa outra ação, movida pela candidata Rosalba Ciarlini (processo n. 0600123-82.2020.6.20.0033), são feitas acusações de uso de servidor público na campanha eleitoral, recursos públicos para o financiamento eleitoral e doação estimável de pessoa jurídica no financiamento.

A peça assinada pelo advogado Canindé Maia aponta dados e circunstâncias, que segundo a defesa, “não restam dúvidas das irregularidades insanáveis, que macularam toda a campanha eleitoral dos representados, como demonstram os fatos narrados, configurando claro abuso de poder político e econômico”.

Para ver a Ação do MPE na íntegra, clique aqui. 

Para ver ação impetrada por Rosalba Ciarlini, clique aqui.

*Com informações de Justiça Potiguar e Blog Carol Ribeiro.

Postar um comentário