sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Justiça arquiva representação de reitora contra estudante

Para a Justiça Federal, a estudante expressou opiniões de cunho político e acadêmico, “o que se é esperado no contexto político atual"

 
Reitora nomeada pelo presidente vem enfrentando protesto da estudante
Ana Flavia e parte da comunidade acadêmica na Ufersa
(Fotomontagem: Blog Carol Ribeiro)

Do Blog Saulo Vale

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte ratificou entendimento do Ministério Público Federal (MPF) e confirmou o arquivamento judicial de inquérito policial provocado pela reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludmilla de Oliveira, contra a estudante de Direito Ana Flávia de Lira.

A reitora havia denunciado supostos crimes de calúnia, difamação, ameaça e associação criminosa após a estudante se manifestar contra a nomeação dela para o cargo.

Ana Flávia se manifestou em grupo do WhatsApp do Diretório Central de Estudantes (DCE) contra a forma de nomeação e mobilizando estudantes a se contrapor à gestão da reitora, utilizando termos como “golpista” e “interventora”, e dizendo que ela não entraria na Ufersa “nem de helicóptero”.

Ludmilla foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em agosto passado. Ela ficou em terceiro lugar na consulta à Lista Tríplice à Reitoria.

Na decisão, o Juiz Federal Orlan Donato Rocha considerou que “as razões invocadas pelo MPF para o arquivamento dos autos estão em consonância com a legislação vigente”. Segundo ele, a estudante expressou opiniões de cunho político e acadêmico, “o que se é esperado no contexto político atual e tendo em vista o alto cargo assumido pela representante, bem como a condição de representante estudantil da investigada”.

Depoimento

Em depoimentos à Polícia Federal e ao MPF, a aluna explicou por que considera a reitora “golpista” e “interventora”. Ela afirmou, ainda, que utilizou expressões metafóricas, sem cogitar qualquer ato violento. Segundo Ana Flávia, a oposição à reitora se dará através de assembleias estudantis, reuniões com estudantes e sindicatos.

Postar um comentário