quinta-feira, 29 de abril de 2021

#TBT do Blog: reforma trabalhista, greve geral dos trabalhadores e a eterna novela da Porcellanati

Há quatro anos, o Brasil era pautado pelas reformas trabalhista e da Previdência, a greve geral dos trabalhadores contra a retirada de direitos, com desdobramentos em Mossoró, e mais uma vez se discutia a atuação da Porcellanati na cidade.

A aprovação da reforma trabalhista, liderada no Congresso Nacional por Rogério Marinho (PSDB) - atual ministro de Desenvolvimento Regional de Bolsonaro -, retirou direitos e gerou protestos dos trabalhadores por todo o país

O Blog Carol Ribeiro vai completar 5 anos de atuação no próximo mês de agosto. Durante esse tempo, muita coisa aconteceu e algumas já estão turvas na memória.

O #TBT do Blog tem a pretensão de relembrar fatos que viraram notícia aqui, em Mossoró, no RN e no Brasil
A última semana de abril de 2017 ficou marcada pela aprovação da mais profunda alteração das leis trabalhistas desde a criação da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. A reforma foi possível após o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e acompanhou uma onda de reformas liberais que prometiam gerar empregos e riquezas no curto e médio prazo.

Só com a reforma trabalhista, a promessa do governo Temer era de 2 milhões de empregos gerados entre 2018 e 2019. A promessa, feita à custas da retirada de direitos trabalhistas, como assistimos, não se cumpriu.


Deputados do RN aprovam urgência para tramitação da Reforma Trabalhista

Pesou a pressão do presidente Michel Temer que levou 24 deputados a reverterem os votos. Entre eles está o potiguar Walter Alves (PMDB) que tinha votado contra a urgência e agora votou a favor.

Mulheres fazem intervenção contra a Reforma da Previdência hoje no Centro de Mossoró

Neste esforço, diversas ações serão realizadas em todo o Brasil. E no Rio Grande do Norte, a agenda está repleta de muita intervenção e diálogo das mulheres com a população.


Bancada federal do RN aprova reforma trabalhista

Foi de 4 a 3 o placar da bancada federal do Rio Grande do Norte na votação do texto-base da Reforma Trabalhista, aprovada ontem (26) na Câmara dos Deputados.


Veja as entidades e serviços que param as atividades em Mossoró durante a greve geral nesta sexta-feira

A greve geral que está marcada para esta sexta-feira (28) deve ter força também em Mossoró.


Greve geral em Mossoró é marcada por manifestação pacífica

Desde as primeiras horas da manhã, trabalhadores mossoroenses aderem à greve geral e se manifestam contra as reformas da Previdência e trabalhista.


Greve geral: Prefeitura informa que escolas municipais devem repor aulas

De acordo com a secretária de Educação, Magali Delfino, as escolas que aderiram à paralisação vão repor as aulas em outro momento.


E a novela sem fim da Porcellanati em Mossoró continuava rendendo:

Situação da Porcellanati em Mossoró é discutida pela Câmara Municipal em audiência

No final da audiência, o vereador Alex Moacir pediu aos ex-funcionários que encaminhassem um documento relatando todas as dificuldades encontradas e se comprometeu a participar de reuniões com os juízes trabalhistas responsáveis para encontrar soluções.


Prefeitura anuncia intenção de volta da Porcellanati, mas sem prazo

O projeto de reabertura foi comunicado à prefeita Rosalba Ciarlini, nesta quarta-feira, 25.

Postar um comentário