segunda-feira, 31 de maio de 2021

Mais de 80 artistas, bandas e apresentadores se inscreveram para participar do Cidade Junina 2021

A edição deste ano repetirá o modelo virtual do ano passado, diante da pandemia

(Foto: Allan Phablo)

Mais de 80 inscrições foram recebidas no Chamamento Público nº 02/2021 para o credenciamento de apresentadores, artistas, bandas, profissionais de arte e cultura de eventos e manifestações culturais para o Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual.

O prazo de inscrição, que havia sido prorrogado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), encerrou no final da manhã da última sexta-feira (28). A edição deste ano repetirá o modelo virtual do ano passado, diante da pandemia.

Após término do período de inscrição, o processo credenciamento terá novas etapas (Habilitação Jurídica e Avaliação Técnica), viabilizando a conclusão do cronograma geral da programação do MCJ.

A lista dos artistas inscritos no Chamamento Público está prevista para ser publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) nesta segunda-feira (31).

A publicação trará também a relação com os nomes dos artistas, bandas e apresentadores que, eventualmente, tiverem pendências de documentação previstas no edital e exigidas em lei para que a contratação seja realizada. Os inscritos, mas que estão com documentação pendente, terão novo prazo para apresentar os documentos das habilitações artística e técnica.

Análise das inscrições

O professor Hallyson Dantas, do Conservatório de Música da UERN, que é referência na área de música, foi convidado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para fazer a análise das inscrições dos artistas e dá o parecer artístico no âmbito da Comissão Julgadora de Mérito Artístico-Cultural.

A Comissão é composta também por agentes públicos que avaliam em conjunto os pedidos de credenciamentos. Além da avaliação de mérito artístico, os inscritos passam por avaliação técnica de responsabilidade da Comissão Permanente de Licitação do município.

“É uma análise artística bem criteriosa, tendo em vista os critérios que estão estabelecidos em edital. O que a gente consegue visualizar da parte de qualidade de mérito artístico as propostas estão bem encaminhadas. Temos algumas pequenas revisões no que diz respeito a documentação, que alguns artistas deixam de encaminhar, mas serão postas no Jornal Oficial da cidade para que então os artistas regularizem a situação e possam contribuir, fazer essa festa grande da cidade de Mossoró”, explicou professor Hallyson Dantas.

Os credenciados poderão realizar no máximo três participações artísticas no Mossoró Cidade Junina durante vigência do edital.

Geração de renda

A pandemia da Covid-19 afetou o trabalho de artistas, companhias e profissionais de eventos culturais. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró e da Secretaria Municipal de Cultura de retomar o Chuva de Bala e o MCJ em formato virtual são ações que buscam valorizar a classe artística da cidade, gerando renda para a categoria nesse período de restrições de eventos.

A remuneração bruta a ser paga aos contratados em forma de cachê pelas apresentações varia de acordo com as categorias e faixas estabelecidas na tabela do edital, divididas por Shows em Palcos, Polo Cultura Popular, Polo Cidadela Virtual e Apresentadores. Os valores dos cachês variam entre R$ 800 e R$ 7 mil.

Mesmo após o encerramento do credenciamento do Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual, o edital ficará aberto por um ano para receber inscrições para credenciar artistas nos outros eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Acesse o edital clicando aqui.

Nota do Blog - Apesar da iniciativa da realização do evento tradicional em Mossoró de forma virtual, os artistas estão em busca de outros apoios e auxílios por parte do poder público municipal, que possa abranger os demais meses do ano na pandemia, e não somente o mês de junho.

Postar um comentário