sábado, 14 de agosto de 2021

Museu Lauro da Escóssia ganha acessibilidade, sistema de combate e prevenção a incêndios

No prédio histórico do Museu Histórico Lauro da Escóssia está sendo implantada estrutura de acessibilidade, sistema de combate e prevenção a incêndios. As melhorias garantirão segurança e acesso das pessoas com deficiência a todos os pavimentos do Museu.



Os serviços de reforma do Museu Lauro da Escóssia ainda estão em andamento, mas algumas melhorias já são visíveis. Uma dos principais pontos da reforma foi a construção da torre onde será instalado um elevador, que permitirá às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida o acesso ao pavimento no primeiro andar onde funcionará a Pinacoteca. 

Uma escada de emergência também foi construída para criar uma rota de fuga em caso de incêndio. O prédio histórico receberá ainda um sistema de combate a incêndios com instalação de três hidrantes, sendo dois na área interna e um na parte externa do Museu. 

Foram instalados detectores de fumaça em todo o prédio e nove extintores de incêndio serão colocados, além da sinalização de emergência. O Museu Histórico Lauro da Escóssia passa a contar também com para-raios a partir da instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

O prédio ganhou novas cores com realização da pintura que resgata as cores do Museu. A previsão é que as obras sejam concluídas em outubro deste ano. Em setembro do ano passado, as obras tinham sido paralisadas pela antiga gestão, mas foram retomadas em abril deste ano. Além da restauração do Museu, os reservatórios de água também foram ampliados. A parte externa também foi recuperada com serviços de restauração da Praça Pr. Manoel Nunes Paz. 

A Secretaria Municipal de Cultura já planeja a criação de um projeto de incentivo à visitação pela população e turistas. Uma das iniciativas que serão adotadas é a ampliação do período de funcionamento do Museu, que também terá visitação nos finais de semana.

Construído há mais de 140 anos, o edifício onde atualmente funciona o Museu Lauro da Escóssia já foi sede da Biblioteca Municipal, a antiga Cadeia Pública e a Câmara de Vereadores. Dos primeiros habitantes da nossa terra, os Mouxorós ou Monxorós, o Museu tem no acervo itens que contam um dos maiores episódios da história de Mossoró na bravura dos mossoroenses, liderados pelo prefeito Rodolfo Fernandes, na resistência ao bando de Lampião. Armas usadas nas trincheiras, fotos dos cangaceiros e do temido Jararaca estão expostas. A estética do cangaço é um dos principais temas em exibição no Museu. O acervo conta ainda com o título de eleitor de Celina Guimarães Vianna - a primeira eleitora da América Latina, além de fotos do momento que a professora votou pela primeira vez. O pioneirismo de Mossoró na Abolição da Escravatura também é um dos destaques do Museu.

Postar um comentário