sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino é contemplada com financiamento do CNPq

O projeto prevê um recurso tanto para pagamento de bolsas aos alunos quanto recursos para o desenvolvimento dos projetos

(Foto: Wilson Moreno/ Secom PMM)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, aprovou proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que prevê o financiamento, em 2022, de ações de pesquisa, elaboração de projetos e concessão de bolsas a alunos através da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME).

O projeto “Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino – Fecirme: inovação, tecnologia e pensamento científico na Educação Básica” foi coordenado pelo professor Alexandre Andrade, em parceria com a professora Allyssandra Rodrigues, contando com todo o suporte da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

“A Fecirme já é uma metodologia de aprendizagem consolidada na rede municipal de ensino. Este ano estamos finalizando a 4ª e indo para a 5ª edição já com um projeto aprovado com financiamento do CNPq. Esse projeto prevê um recurso tanto para pagamento de bolsas aos alunos quanto recursos para o desenvolvimento dos projetos. Os recursos serão destinados às escolas de todo o Ensino Fundamental, desde os Anos Iniciais até os Anos Finais, contemplando zona urbana e zona rural”, explicou o professor Alexandre Andrade.

Ainda segundo o coordenador do projeto, a principal estratégia da proposta apresentada ao CNPq é trabalhar com a ciência na Educação Básica, promovendo a difusão do conhecimento científico. 

Conhecimento Científico e Anos Iniciais

Com a aprovação do projeto junto ao CNPq, as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais também passarão a fazer parte da programação da Fecirme.

“Estimular a iniciação científica ainda no Ensino Fundamental é de suma importância para a formação de futuros pesquisadores. É também fundamental para uma aprendizagem significativa, uma vez que a experiência proporciona o conhecimento de forma concreta do conteúdo trabalhado. A Feira de Ciências mobiliza toda a comunidade, especialmente, professores e alunos num ambiente de interação e construção. Ter acesso ao resultado da proposta cadastrada pela SME e saber que ela foi aprovada, tendo sido muito bem avaliada, é muito significativo nesta semana que culminamos a realização da IV Fecirme, a primeira no formato virtual”, concluiu a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Postar um comentário