quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Prefeitura distribui contraceptivos contra a gravidez na adolescência

A campanha de prevenção à gravidez na adolescência, desenvolvida em Mossoró pela Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Saúde Sexual e Reprodutiva, está fazendo um trabalho de conscientização e incentivo ao uso de contraceptivos.

Foto: Wilson Moreno/PMM

De acordo com Suiann Costa, uma das coordenadoras da campanha, atualmente o município disponibiliza quatro métodos contraceptivos que são: Anticoncepcional injetável e comprimido, Preservativos masculino e feminino, DIU e Pílula do Dia Seguinte.

Suiann reforça que o incentivo à utilização de todos esses métodos está sendo intensificado durante todo este mês, dentro da campanha de prevenção à gravidez na adolescência, porém faz parte das ações permanentes do setor de atenção básica da SMS. “Grande parte da população ainda não tem conhecimento que o município disponibiliza o DIU como método contraceptivo gratuito e estamos realizando um trabalho de divulgação”, destacou.

A coordenadora reforçou também que o setor de Saúde Sexual e Reprodutiva está realizando um trabalho de ampliação da oferta dos serviços para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O trabalho de capacitação de equipes já está sendo realizado.

Responsável pelo setor de Educação e Saúde da SMS, Luanda Mezaab adiantou ainda que as ações de conscientização do público adolescente contra a gravidez precoce também vão se estender às escolas e aos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS). “Nós havíamos programado várias ações nas escolas para serem desenvolvidas agora, porém, o aumento no número de casos de Covid-19, impediu, mas retomaremos as atividades no mês de março”, explicou.

Luanda acrescentou também que as atividades voltadas para atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva na adolescência, assim como a outros públicos, acontece não somente durante a campanha, mas o ano todo. As ações são realizadas em parceria entre a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social.

*Com informações da SECOM/PMM

Postar um comentário