quarta-feira, 6 de julho de 2022

Governo do RN e 3R Petroleum assinam protocolo de intenções na área de petróleo e gás

Assinatura aconteceu nesta terça-feira (5) durante a abertura do Mossoró Expo Oil&Gas 

Foto: Daniel Herrera

O Governo do Estado, através da secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e a 3R Petroleum assinaram protocolo de intenções nesta terça-feira (5) durante a abertura do Mossoró Expo Oil&Gas (MOGE), no campus da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) com o objetivo de fortalecer ações para estruturação de oportunidades de negócios e infraestrutura necessárias à expansão da produção de petróleo e fornecimento de gás natural do Rio Grande do Norte.

Em sua sétima edição, o MOGE segue até o dia 7 de julho com a programação 100% presencial e manterá o formato do evento de 2019, com painéis, estandes, encontros de negócios e mostra científica.

O presidente da Redepetro, Gutemberg Dias, lembrou que o evento “começou em 2016, com uma proposta de fazermos um evento aqui em Mossoró, junto com o SEBRAE, para realizar o primeiro fórum de petróleo e gás aqui da nossa região. E, desde então, só vem crescendo. Este evento tem uma importância muito grande para a economia desde quando nós iniciamos esse movimento para reativar o onshore brasileiro, exatamente no processo de desinvestimento da Petrobras”.

Maior evento do onshore (produção em terra) do Brasil, o MOGE é realizado pela Redepetro e Sebrae RN, com apoio de Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Governo do Estado do RN, Prefeitura de Mossoró, patrocinadores e outros parceiros.

Produção 

O RN é reconhecido nacionalmente pela sua forte produção de petróleo e gás onshore e a utilização do gás natural como fonte de transição visando uma economia de baixo carbono. A partir do movimento de desinvestimento da Petrobras nos campos maduros no Estado, pequenas e médias empresas têm assumido os campos de produção, tendo aumentado a produção de Gás Natural de alguns deles em cerca de 35%.

“Muito significativo que um evento desse, em que vejo tantos rostos familiares, ocorra aqui em Mossoró. Essa região que teve sua primeira perfuração realizada em 1956, abriga o primeiro poço comercial do Estado do Rio Grande do Norte, que é o NO 14. perfurado em 1979 e que é produtora até hoje no campo de Mossoró. Hoje a produção de petróleo no Rio Grande do Norte em ambiente terrestre é de cerca de 30 mil barris por dia. O que significa dizer que o Estado é responsável por quase 40% de toda a produção onshore no Brasil”, enfatizou o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Rodolfo de Saboia.

Atualmente, 90% do gás distribuído no Rio Grande do Norte (setor não termelétrico) vem de um produtor de gás onshore. Neste mês de junho, a Empresa de Pesquisa Energética - EPE, publicou um estudo sobre o custo de desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural, que mostra que o custo de produção gás em terra é mais barato e águas rasas é mais baixo do que do gás produzido em águas profundas.

Para o segmento que participa da feira, apostar na produção onshore se apresenta como um movimento a ser desenvolvido e fomentado no curto e médio prazo como estratégia de enfrentamento à instabilidade nos preços dos combustíveis e seus efeitos negativos à economia e à segurança energética do país.

*Com informações da ASSECOM/Governo do RN

Postar um comentário