quinta-feira, 28 de julho de 2022

PSDB e MDB aumentam disputa por prefeitos entre Fátima e Fábio Dantas

Alianças expandiram apoios de prefeituras à candidatura do PT ao Governo

(Foto: redes sociais)

Os apoios de Walter Alves e Ezequiel, presidentes dos maiores partidos do Estado, dão à Fátima Bezerra (PT) vantagem em relação a apoios de prefeitos no Estado.

A aliança da pré-candidata à reeleição com Walter Alves (MDB) já tinha este objetivo: o MDB tem 34 gestores municipais, que Walter leva com ele na aliança.

Já Ezequiel Ferreira (PSDB), depois de um "ensaio" pela oposição e até cogitação de se candidatar contra a governadora, resolveu oficializar permanência ao lado de Fátima no último sábado (23); e garantiu, na convenção, que leva para a aliança 60 municípios, onde o PSDB tem base. O PSDB tem 34 prefeitos no Rio Grande do Norte.

Se confirmados os números, diminui a vantagem que a oposição tinha.

No começo da corrida eleitoral, Fábio Dantas (SDD) convenceu o Solidariedade que sua candidatura era mais viável após acordo e aliança com Rogério Marinho (PL). Fábio começou a pré-campanha afirmando que teria o apoio de 120 prefeitos.

Mas o RN possui 167 municípios. A conta não fecha. 

Puxadores de votos

Mesmo estando no meio do mandato municipal, os prefeitos têm papel fundamental como cabos eleitorais de candidatos ao Governo e de políticos em busca de cadeiras nos legislativos estadual e federal. 

Os prefeitos possuem conexão com o eleitorado, já que estão mais próximos do dia a dia da população e, portanto, "abrem as portas das cidades" para os candidatos.

Além disso, para os chefes dos executivos municipais, as eleições são um fator importante para mensurar o poder dessas lideranças no Estado. Uma relação boa pode favorecer a ida de recursos e projetos para o município, o que é bom para o prefeito acumular capital político.

Nota do Blog -  Lá da capital, a informação é que Fábio Dantas vem tentando compensar a desvantagem acumulando  tempo de TV. Com articulações, conseguiu o União Brasil, que doará um tempo considerável, por ter a maior representatividade na Câmara Federal, e o PP, que apesar de não indicar a seus filiados e eleitores o voto em Fábio, vai tolerar a coligação por orientação nacional e, portanto, terá seu tempo de TV ocupado pelo PL.

*Com informações do Agora RN e Diário do Nordeste.

Postar um comentário