Secretaria de Saúde de Mossoró realiza ação no mercado do Vuco-Vuco em alusão ao "Julho Amarelo"

Compartilhar

Alusivo ao Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, promoveu nesta quinta-feira (28) uma atividade relacionada a campanha “Julho Amarelo”

Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

A ação ocorreu no mercado do Vuco-Vuco e contou com a participação dos comerciantes e população que estiveram nesta manhã no local. A atividade teve testes para hepatites B e C, sífilis e HIV, além de vacinação contra tétano, hepatites, Covid-19 e Influenza.

“Aproveitamos o Vuco-Vuco por que é um lugar com uma grande circulação de pessoas. Hoje comemoramos o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Este é um ambiente predominante masculino. Realizamos aqui testagens de hepatites virais, sífilis e HIV, além de vacinação contra a hepatite B, tétano, Covid-19 e Influenza”, explicou Ana Patrícia Targino, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mossoró.

JULHO AMARELO

A campanha "Julho Amarelo" foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da Lei 13.802/2019, destinando o 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, do qual tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle desta referida doença.

Hepatite é uma doença grave que ataca o fígado e geralmente é silenciosa. Podendo ser causada por vírus, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter chances de eficácia ao tratamento.

Existem 5 tipos de vírus que causam a doença, o tipo A, B, C, D (delta) e E. No entanto, no Brasil os mais comuns são os tipos A, B e C, sendo que os dois últimos costumam se manifestar sem sinais e sintomas, até atingir maior gravidade.

*Com informações da SECOM/PMM

Compartilhar

0 comentários em "Secretaria de Saúde de Mossoró realiza ação no mercado do Vuco-Vuco em alusão ao "Julho Amarelo""

Postar um comentário

Postagens anteriores → ← Postagens mais recentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
CAROL RIBEIRO RECOMENDA