quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Com eleições realizadas, posse de conselheiros escolares de Mossoró acontece no dia 16 de agosto

O pleito foi finalizado nesta terça-feira (2), com o processo sendo realizado em quatro unidades de ensino.

Foto: Arquivo | Allan Phablo (Secom/PMM)

Com a conclusão das eleições para os Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, a Secretaria Municipal de Educação (SME) prepara agora a posse dos 1.308 representantes (titulares e suplentes) escolhidos pelos seus pares. A solenidade acontece no dia 16 de agosto, nas próprias escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs), conforme prevê o edital que norteia as eleições. Toda a comunidade é convidada a participar.

A entrega da documentação para a posse deve ser feita até o próximo dia 10. No total, a Rede Municipal possui 86 Conselhos. Os representantes de 82 deles já haviam sido escolhidos no dia “D” da eleição, ocorrido em 26 de julho.

Os 1.308 conselheiros definidos em votação segmentada desempenharão suas funções no biênio 2022-2024. Os conselhos são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola, sendo que estes últimos não podem ocupar a presidência do órgão. Cabe ao colegiado zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

*Com informações da SECOM/PMM

Postar um comentário