quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Arthur Lira reúne PT e Bolsonarismo e tem votação recorde

Do Uol: Lira articulou sua reeleição antes mesmo do resultado da eleição presidencial

(Foto: Fernando Rodrigues)

Com uma ampla gama de apoios que vai do PT ao bolsonarismo, Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados com a maior votação da história da casa. Ele teve 464 votos, contra 21 de Chico Alencar (PSOL-RJ) e 19 de Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Lira articulou sua reeleição antes mesmo do resultado da eleição presidencial, que terminou com a vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) — ele era um dos aliados mais próximos do ex-presidente. 

Os 464 votos de Lira superam com sobras o recorde anterior na eleição para o comando da Câmara: Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), presidente em 1991 e 1992, e João Paulo (PT-SP), 2003 e 2004, tinham até então as vitórias mais folgadas, tendo ambos obtido o apoio de 434 parlamentares.

Após a vitória, Lira foi cercado por dezenas de deputados do Centrão ao assumir novamente a cadeira de presidente da Câmara. Chamou atenção que parlamentares do PT ou próximos ao governo Lula não tiveram a mesma atitude, assim como bolsonaristas raiz.

Lira também não falou por telefone com o presidente Lula antes de discursar, ao contrário do que aconteceu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Postar um comentário