quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Assembleia Legislativa empossa maior bancada feminina da história

Cinco deputadas compõem a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa do RN.

(Fotomontagem: Agência Saiba Mais)

Foram reeleitas três deputadas estaduais – Cristiane Dantas (SSD), Eudiane Macedo (PV) e Isolda Dantas (PT), além das novatas Divaneide Basílio (PT) e Terezinha Maia (PL).

Delas, somente Cristiane Dantas deve fazer oposição à governadora Fátima Bezerra (PT).

Veja perfil de cada uma delas:

Divaneide Basílio (PT)

Socióloga, Maria Divaneide Basílio nasceu em Pedro Avelino/RN, em 1978. Era vereadora de primeiro mandato em Natal. Era suplente e ascendeu à Câmara com a eleição de Natália Bonavides (PT) para a Câmara Federal em 2018.

Foi eleita à Assembleia com 52.177 votos. Identifica-se com as causas da juventude, comunidade negra, mulheres e movimentos dos trabalhadores e sociais.

Terezinha Maia (PL)

Terezinha Maia de Medeiros nasceu em Caicó e cresceu na zona rural de São Fernando, no Seridó. 

Formada em Gestão Pública e Empresarial, Terezinha já foi primeira-dama, secretária de Assistência Social e vice-prefeita de São Fernando.

Em 2018 foi candidata a deputada estadual pelo Partido Liberal (PL) e ficou na suplência. Em 2022, foi eleita com 29.440 votos.

Cristiane Dantas (SDD)

Cristiane Dantas é bacharel em Direito e em Processamento de dados, mãe de dois filhos e casada com Fábio Dantas (ex-vice-governador e ex-deputado estadual).

Em 2018, foi a única mulher reeleita para exercer o segundo mandato. Em seu primeiro mandato (2015-2018), criou a Frente Parlamentar da Mulher.

Na primeira disputa a um cargo eletivo, em 2014, se elegeu deputada estadual com 38.955 votos. Em 2022 foi reeleita com 42.035 votos.

Eudiane Macedo (PV)

Nascida em Natal, morou em Ceará-Mirim, onde ficou até os 12 anos, e reside há 26 anos na Zona Norte da capital.

De perfil popular, a parlamentar iniciou sua trajetória pública como vereadora da capital potiguar, em 2013, e reeleita em 2016. Foi eleita em 2018 para o primeiro mandato de deputada estadual com 22.333 votos. Em 2022, foi reeleita com 36.026 votos.

Entrou na atividade política para realizar o trabalho que esperava dos políticos, dando visibilidade à população dos conjuntos e loteamentos localizados na região Norte da capital.

Isolda Dantas (PT)

Natural de Patu/RN, é cientista social com pós-graduação em gestão pública pela UnB. Atuou na Secretaria de Cultura de Mossoró e em 2016 foi eleita vereadora do município.

É feminista, militante dos movimentos sociais e filiada ao PT desde muito jovem.  Atua na defesa dos direitos da classe trabalhadora, a luta das mulheres, LGBTs, negros e negras, cultura, direito à cidade, educação, agroecologia e economia solidária.

Foi eleita deputada estadual em 2018. Em 2022, foi reeleita com 57.046 votos.

Deputados estaduais

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte já deu posse aos 24 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022, na manhã desta quarta-feira (01).

Com um índice de renovação de 33,33% em sua nova composição, a nova legislatura tem oito “novatos” e 16 reeleitos.

Entre os deputados estaduais que tomaram posse neste dia 2 de fevereiro, dez são filiados ao PSDB, que terá a maior bancada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Já as legendas PT, PV e PL conseguiram três postos cada uma, seguida pelo Solidariedade (SDD) e o PV, com duas cadeiras cada. Já o MDB conquistou um posto apenas.

Os empossados são: Adjuto Dias (MDB); Coronel Azevedo (PL); Cristiane Dantas (SD); Divaneide (PT); Dr. Bernardo Amorim (PSDB); Dr. Keginaldo Jacome (PSDB); Eudiane Macedo (PV); Ezequiel Ferreira (PSDB); Francisco do PT (PT); Galeno Torquato (PSDB); George Soares (PV); Gustavo Carvalho (PSDB); Hermano Morais (PV); Isolda Dantas (PT); Ivanilson Oliveira (União Brasil); José Dias (PSDB); Kleber Rodrigues (PSDB); Luiz Eduardo (SD); Neilton (PL); Nelter Queiroz (PSDB); Taveira Jr. (União Brasil); Terezinha Maia (PL); Tomba Farias (PSDB); e Ubaldo Fernandes (PSDB).

Ezequiel Ferreira presidente

Após a cerimônia de posse, foi a vez da sessão de eleição à presidência da Mesa diretora.

Em semanas de articulações, Ezequiel conseguiu construir unanimidade, sendo reeleito  presidente da Assembleia Legislativa do RN com 24 votos.

A votação garantiu a permanência de Ezequiel para  os próximos dois biênios (2023/2025 e 2025/20027). Ele teve os 24 votos do plenário.

Já para a Mesa Diretoria do biênio 2025-2027,  Kleber Rodrigues será o 1º vice-presidente, acompanhado de George Soares como 2º vice-presidente. Tomba Farias vai virar 1º secretário, acompanhado de Galeno Torquato (2º secretário), Francisco do PT (3º secretário) e Terezinha Maia (4º secretário).

Postar um comentário