sábado, 18 de março de 2023

Dia Marielle: Deputada negra propõe projeto pelo fim da violência política contra minorias no RN

A data já faz parte do calendário oficial do município de Natal desde 2020

Em alusão aos cinco anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, a deputada estadual Divaneide Basílio protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, um projeto de Lei para instituir o dia 14 de março como o “Dia estadual Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periférica”.

A data já faz parte do calendário oficial do município de Natal desde 2020, por propositura da parlamentar quando era vereadora. O crime segue sem solução.

O texto do PL propõe que as autoridades estaduais apoiem e facilitem a realização de divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e equipamentos públicos sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento à violência política no estado.

Divaneide

Divaneide Basílio é doutora em ciências sociais pela UFRN e é a única deputada autodeclarada negra do RN. Iniciou sua carreira no legislativo em 2019, quando se tornou a primeira vereadora negra da capital potiguar. Esteve à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal por quatro anos, onde desenvolveu um trabalho em defesa das populações mais vulnerabilizadas e pelo direito à cidade. Mãe de quatro filhos e de origem periférica, nasceu em Pedro Avelino, mas mora no Conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, desde os cinco anos de idade.

Postar um comentário