segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Governo do RN inicia formação de 1.158 novos policiais militares

Entre 2019 e 2022, foram feitos cinco concursos na polícia Militar e efetivadas mais de 10 mil promoções

Na tarde deste sábado (16), a Polícia Militar do RN realizou a aula inaugural do Curso de Formação de Praças - CFP/2023, no Centro de Convenções, em Natal. Os 1.158 formandos foram aprovados no concurso público de 2018 e convocados recentemente. Entre 2019 e 2022, foram feitos cinco concursos na polícia Militar e efetivadas mais de 10 mil promoções. 

O curso pretende capacitar o aluno soldado da Polícia Militar, desenvolvendo competências para o enfrentamento da violência e da criminalidade nas suas várias formas de manifestação. Capacitando o aluno para agir dentro dos parâmetros legais, técnicos e éticos, atuando de forma proativa na resolução de problemas no enfrentamento qualificado da violência e da criminalidade.

O curso terá carga horária de 1.430 horas/aula, num total de 240 dias letivos, sendo executado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar - CFAPM, contemplando diversas disciplinas que estão em consonância com os anseios da sociedade potiguar, tais como: direitos humanos, fundamentos jurídicos da atividade policial, abordagem policial, policiamento de eventos, atendimento pré-hospitalar, tiro policial, ordem unida, dentre outras disciplinas importantes do curso.

A aula inaugural contou com a palestra magna do Juiz titular da 16ª Vara Criminal de Natal e da Auditoria Militar, Dr. Jarbas Bezerra, que debateu o tema: “O Policial cidadão e a cidadania como ciência”.

Concursos Públicos

Desde 2019, início da gestão da Professora Fátima Bezerra, já foram realizados 5 concursos na Polícia Militar.  O primeiro, após 15 anos sem novas contratações, formou 1.014 policiais em novembro de 2020. O segundo, formou novos 290 policiais militares, sendo 197 mulheres, em dezembro de 2021. 

Em seguida foram 78 vagas de Oficial para Área da Saúde, os alunos estão em estágio de adaptação. O concurso para Oficiais do quadro da saúde, aconteceu após uma lacuna de 21 anos sem concurso. 

E ainda 132 vagas para oficiais combatentes. Os aprovados estão no Curso de Formação. O concurso para Oficiais combatentes acontece mais de 15 anos depois do último. 

E com a mais recente convocação, a Polícia Militar receberá um reforço de 1.158 soldados. A maioria das vagas (1.128) é para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). No entanto, também há 30 vagas destinadas ao Curso de Formação de Praças Músicos.

*Com informações da Assecom/RN

Postar um comentário