sábado, 6 de janeiro de 2024

Veja como funciona Operação Verão nos 400 quilômetros do litoral potiguar

Governo entrega mais 29 viaturas à PM nos municípios, quadriciclos e motonáuticas; 1.500 policiais atuarão diariamente até 08 de fevereiro

(Foto: Carmem Félix)

A Operação Verão 2024 iniciou nesta sexta-feira (05) e será realizada até 08 de fevereiro em 400 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte, área que compreende o município de Tibau, no litoral norte, até Baía Formosa, no litoral sul.

O Governo do RN investe R$ 5 milhões na Operação Verão, segundo a gestão, que vai contar com 1.500 agentes de segurança, em serviço extraordinário, por dia de operação. 

Diversos órgãos da administração estadual estão integrados na iniciativa: SETUR, SEAP, SESAP, DETRAN, DER, IDEMA e ITEP. Além destes há também a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, STTU, Guardas Municipais e Prefeituras.

Equipamentos

No ato de lançamento da Operação Verão, no Posto Policial de Pium, em Parnamirim, o Governo do RN entregou mais 29 veículos, modelo Duster, adquiridos com recursos da parceria com o governo federal. Também foram entregues às forças policiais 10 quadriciclos e quatro motonáuticas para o Corpo de Bombeiros Militar.

Os municípios que receberão os novos 29 veículos Duster são: Afonso Bezerra, Alexandria, Apodi, Areia Branca, Assu, Caiçara do Norte, Caicó, Canguaretama, Espírito Santo, Ipanguaçu, Itajá, Itaú, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Lajes Pintada, Natal (02), Nova Cruz, Olho d’Água do Borges, Parelhas, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santo Antônio, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, Serra do Mel, Tangará e Upanema.

Atuação da PM

A Operação Verão 2024 conta com ações de cobertura policial com efetivo presente em todos os pontos turísticos do Rio Grande do Norte.

Pela Polícia Militar, serão realizadas atividades ordinárias e extraordinárias nos litorais norte e sul do Rio Grande do Norte. Neste planejamento, a corporação também atuará ostensivamente com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), em fiscalizações de trânsito.

Além do policiamento, a operação contará com mais 400 carros recentemente adquiridos, juntamente com os dois helicópteros da segurança pública (Potiguar 01 e 02). Policiamento motorizado, a pé, montado, na área rural e urbana.

Haverá incremento da fiscalização de trânsito com operações zero álcool e lei seca. 

Policiamento ordinário e ambiental realizará fiscalização de som alto e perturbação do sossego, além do policiamento especializado fará reforço dos litorais norte e sul.

Polícia Civil

A Polícia Civil vai ampliar os postos fixos e móveis em todo o litoral potiguar, com destaque para o trabalho do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), atuando de forma educativa em áreas de grande fluxo entre turistas e visitantes.

A área de Atuação da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) com delegacias fixas em Pirangi do Norte, Barra de Maxaranguape e em Camurupim e delegacias móveis em Pirangi do Norte, Muriú, Ponta Negra e Búzios.

A área de atuação da Diretoria de Polícia Civil da Interior (DPCIN) será em Tibau, Areia Branca, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Touros. A Polícia Civil terá delegacias fixas em São Miguel do Gostoso, Tibau e Pipa.

Corpo de Bombeiros

Para a Operação Verão 2024, o Corpo de Bombeiros terá 17 postos de guarda-vidas na Região Metropolitana, 01 em Tibau do Sul, 01 em São Miguel do Gostoso e outros 03 na região de Mossoró. O Corpo de Bombeiros terá à disposição 14 veículos durante o período da Operação Verão.

O Corpo de Bombeiro também realiza a campanha Praia Segura, com início em 6 de janeiro, realizando ações como Blitz Educativa junto ao trânsito, com informações importantes com os cuidados necessários para quem está se deslocando para as praias. A Turista Legal promove ações de conscientização em hotéis e pousadas do litoral.

Itep

Equipes de plantão atuarão em Natal e nas regionais de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, de segunda a sexta, em escala ordinária.

Nos finais de semana, servidores em escalas extraordinárias reforçarão o efetivo em praias do Estado. Nesses dias, serão cerca de 50 servidores ao todo.

*Com informações do Governo do RN.

Postar um comentário