quinta-feira, 27 de junho de 2024

Números apontam possibilidade de disputa em segundo turno na capital

A soma dos demais candidatos, levando em consideração os votos válidos, superam o percentual de Carlos Eduardo

Em março, Carlos Eduardo superava a soma de todos; em junho, os adversários superam o ex-prefeito | Foto:
Reprodução

Por Carol Ribeiro | Diário do RN


Os números de intenções de votos apontados pela pesquisa estimulada Datavero/98 FM modificam as perspectivas de definição no primeiro turno do pleito eleitoral. De acordo com a pesquisa divulgada em março, haveria possibilidade da eleição em Natal ser decidida no primeiro turno. Conforme a pesquisa recente, o quadro aponta que poderá haver segundo turno em Natal.

Levando em consideração apenas os votos válidos do universo pesquisado, excluindo os 4,67% que não sabiam em quem votar e os 26,44% que declaravam não votar em nenhum, em março, Carlos Eduardo (PSD) tinha 41,55% dos votos, Natália Bonavides (PT) tinha 11,33%, Paulinho Freire (UB) 10,74% e Rafael Motta (Avante) 5,27%. Naquele momento, os três adversários de Carlos Eduardo somavam 27,34%. Com esse índice, eles perderiam automaticamente no primeiro turno, para os 41,55% de Carlos Eduardo.

Já na pesquisa de junho, 5% não sabem em quem votar e 19% não votariam em nenhum.

Excluindo-se estes votos e considerando apenas os votos válidos, Carlos Eduardo obteve 36,40% das intenções. Já Paulinho Freire, 20,30%; Natália Bonavides, 12,50%; Rafael Motta, 4%; Camila Barbosa (PSOL), 2,44% e Nando Poeta (PSTU), 0,40%.

Com os novos fatos, incluindo a declaração de apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) a Paulinho Freire, a mudança de Rafael Motta do PSB para o Avante, oficializando sua pré-candidatura no novo destino partidário, além das inclusões das pré-candidaturas do PSOL e do PSTU, a soma dos adversários de Carlos Eduardo subiu para 39,6%. Com os 36,40% do candidato líder, o pleito deve seguir para o segundo turno.

De acordo com a legislação eleitoral, pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito desde logo, não se realizando segundo turno.

Foram entrevistadas 1.000 pessoas nos dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº RN-07262/2024.

Preto Aquino, Tércio Tinôco e Nivaldo Bacurau lideram pesquisa para vereador

Para a disputa proporcional à Câmara Municipal de Natal, os nomes mais citados foram Preto Aquino, com 1,4% das intenções de votos; Tércio Tinôco, com 1%; Nivaldo Bacurau, com 0,9%; e Herbert Sena 0,8%;

Luiz Almir, Nina e Thabata Pimenta froam citados por 0,7% dos entrevistados, cada; Aroldo Alves, Brisa, Chagas Catarino, Daniell Rendall, Julia Arruda e Luciano Nascimento foram citados por 0,6%; Anny Lagartixa, Kleber Fernandes, Naelson e Raniere Barbosa, 0,5%, cada; Aldo Clemente, Camila Araújo, Irapoã, Jácome e Sônia Nova Natal foram citados, cada um, por 0,4%.

Foram entrevistadas 1.000 pessoas nos dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº RN-07262/2024.

Postar um comentário