A comissão municipal do partido Avante em Mossoró publicou nesta sexta-feira edital de convocação para sua convenção partidária no dia 2 de agosto
Tony Fernandes, vereador, e Jorge do Rosário, presidente estadual do Avante | Foto: redes sociais |
Em meio às indefinições sobre o lançamento ou não de candidatura própria para a Prefeitura de Mossoró, o partido Avante de Mossoró lançou seu edital de convocação para a convenção que definirá seu destino nas eleições munipais deste ano.
Articulações de bastidores indicam que o vereador da sigla, Tony Fernandes, que tentava viabilizar sua postulação a prefeito, não deve ter sua candidatura lançada nessa convenção.
O mais esperado é que Tony seja homologado como candito a vice-prefeito, e aí a indefinição fica por conta de quem encabeçaria essa chapa: Lawrende Amorim (PSDB) ou Genivan Vale (PL).
Sobre essa questão, há um divergência interna entre Tony Fernandes e Jorge do Rosário, presidente estadual do partido.
A convenção do Avante está marcada para acontecer no Centro Empresarial Caiçara, dia 2 de agosto, das 19 às 22h.
Convenções partidárias
Os partidos e as federações devem realizar, a partir deste sábado (20) e até 5 de agosto, as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas às eleições municipais de outubro. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral.
Nas convenções, também é deliberada a formação de coligações (união de dois ou mais partidos) para a disputa da eleição majoritária (prefeita ou prefeito). Desde 2017, não é mais possível fazer coligação em eleições proporcionais (disputa para as vagas de vereadores e deputados estaduais e federais). Apenas partidos que já estejam unidos em federações poderão disputar essas vagas de forma conjunta.
Postar um comentário