quarta-feira, 9 de julho de 2025

Álvaro quer chapa “moderada” com presença de Bolsonaro no palanque

Pré-candidato a governador, ex-prefeito de Natal não se considera bolsonarista, mas tem gratidão pelo ex-presidente

Ex-prefeito ressalta que sua prioridade, além de ser candidato ao Governo do RN, é formar uma aliança ampla e moderada, que reúna partidos de centro e da direita, sem extremos | Foto: Reprodução

Por Carol Ribeiro | Diário do RN

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) reafirmou sua disposição de disputar o Governo do Estado em 2026 e declarou que quer o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu palanque. Embora se autodefina como um político de perfil moderado, e que não se considera bolsonarista, Álvaro fez questão de destacar sua gratidão ao ex-presidente e os recursos enviados pelo Governo Federal durante a pandemia como justificativa para esse alinhamento.

“Quero o apoio do presidente Bolsonaro se eu for candidato a governador. Ele é uma pessoa que fez muitos atos, teve muitos gestos, principalmente com a cidade de Natal e com o Estado do Rio Grande do Norte, possibilitando muitas obras importantes serem realizadas em favor de Natal. Quero tê-lo sim no meu Palácio”, disse Álvaro, lembrando da abertura dos centros de enfrentamento à Covid-19 com recursos federais.

Negando ser bolsonarista, o ex-prefeito destacou que sua prioridade é construir uma coligação “bem ampla e moderada”, capaz de reunir partidos de centro e até de visões diferentes, desde que fora dos extremos ideológicos. “Condeno os extremos. Nem a extrema-direita, nem a extrema-esquerda”, reforçou.

Sobre possíveis alianças, Álvaro não descartou estar junto de nomes como Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB). Ao ser questionado sobre uma chapa com os dois, Rogério ao Governo e ele e Styvenson disputando o Senado, disse que tudo é possível.

“Eu já disse que não descarto a possibilidade de vir a ser candidato a senador, mas a governador é a minha preferência, é a minha prioridade, até pelos apelos populares que eu tenho recebido para que a gente tente fazer pelo Estado o que fizemos por Natal, mudando o plano diretor, fazendo a cidade avançar, a cidade crescer, se desenvolver, projetos novos, importantes, projetos de convivência social, de reforma, de estruturas comunitárias, de locais agradáveis, aprazíveis, como a Praça Cívica, Parque Ecológico de Capim Macio, com a Praça das Flores, Praça Gentil Ferreira, Praça de Candelária e muitas outras”, relembra.

Em entrevista ao Diário do RN, no último dia 17 de junho, o ex-prefeito também não descartou a possibilidade de uma chapa com Allyson Bezerra (UB) e Zenaide Maia (PSD). Entretanto, agora, também considera disputar contra Allyson, caso ambos entrem na corrida pelo Governo.

“Se eu for candidato, não posso escolher adversário. Posso disputar com o candidato do PT, com alguém do centro ou da direita. O importante é apresentar um programa de Governo amplo que ajude o Estado a superar os atrasos impostos pela atual gestão”, afirmou.

Álvaro aposta em tom conciliador de Paulinho Freire para unir oposição

Em meio às movimentações da oposição no Rio Grande do Norte, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), é mais um que integra o grupo da direita que avalia positivamente o nome do atual prefeito da capital, Paulinho Freire (União Brasil), como articulador de uma possível frente única da oposição para 2026. Na semana passada, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, já havia exposto concordância da direita nesse sentido.

Na entrevista ao Diário do RN, Álvaro destacou o perfil conciliador de Paulinho como um trunfo na busca por unidade no campo oposicionista.

“O prefeito Paulinho Freire é um conciliador moderado, por natureza. Por causa desse seu modo de agir, de proceder, ele conseguiu unir os vereadores em torno da sua candidatura a prefeito. Acho que ele pode, sim, ser esse articulador que procure unir todo o sistema que pensa de forma semelhante”, declarou Álvaro.

Questionado sobre as dificuldades para unificar lideranças com projetos distintos, como o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que mantém proximidade com Zenaide Maia, e o senador Rogério Marinho, que pode ele mesmo disputar o Governo, Álvaro adotou um tom cauteloso. Para ele, ainda não é o momento de se antecipar nas definições.

“Isso é uma questão para ser analisada, discutida, debatida democraticamente. O momento agora é de amadurecer, de pensar, de apresentar ideias. O que a gente precisa fazer é ouvir a população, entender o que o povo do Rio Grande do Norte quer, o que deseja de um futuro governo”, afirmou.

Postar um comentário