sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Girão abre as portas do PL para Nina Souza: “Será muito bem-vinda”

Deputado não confirma filiação ao PL, mas elogia a atuação da esposa de Paulinho Freire e diz que ela pode fortalecer nominata

Deputado GeneraL Girão espera que Nina possa compor a nominata do PL / No PL, Nina mantem alinhamento com direita e se afasta do projeto do União | Foto: Reprodução

Por Carol Ribeiro | Diário do RN

O deputado federal General Girão (PL), pré-candidato à reeleição, afirmou ao Diário do RN que a vereadora licenciada Nina Souza, atual secretária de Assistência Social de Natal e esposa do prefeito Paulinho Freire, será “muito bem-vinda” caso decida se filiar ao Partido Liberal. A sinalização ocorre em meio às movimentações de bastidores sobre possíveis mudanças partidárias para formação de nominatas. Nenhuma das partes, contudo, oficializou tratativas.

Ainda assim, há a informação de que uma reunião ocorreu em Brasília com representantes do PL para discutir cenários e composições para 2026, incluindo a vereadora do União Brasil.

“A vereadora Nina Souza é uma amiga já de longa data, desde 2014 que a gente se conhece. Tive a felicidade de apoiar por duas vezes a candidatura dela a vereadora de Natal e reconheço o excelente trabalho que ela faz. Ela é uma grande política, uma grande articuladora e uma das mulheres mais fortes da política do Rio Grande do Norte na atualidade. Ela será muito bem-vinda em qualquer nominata. Espero que seja na nossa”, disse.

Nina Souza é filiada ao União Brasil, mas abriu possibilidade de mudança pelo alinhamento com a direita e acordos firmados em 2024 entre Paulinho Freire e Rogério Marinho (PL) e Álvaro Dias (Republicanos) para as próximas eleições gerais. A parceria se choca com projeto do União Brasil, de apoiar a candidatura do centro, encabeçada por Allyson Bezerra (UB), sem acordo com a ala à direita.

No União Brasil, além disso, Nina formaria nominata com os deputados Benes Leocádio (UB), Robinson Faria (PP) e João Maia (PP), que compõem a federação União Brasil-PP. Já no PL, ela teria os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves. Carla Dickson é outro nome que deve integrar o partido bolsonarista.

Girão reconheceu a dificuldade na formação de uma nominata competitiva para a Câmara dos Deputados e destacou o alinhamento ideológico como critério importante na montagem da chapa.

“A composição de uma nominata para deputado federal não é tão fácil. Nem sempre as expectativas de votos se confirmam e acaba sendo um jogo de sorte. O PL tem características muito fortes no Rio Grande do Norte, na representatividade em relação à defesa de princípios e valores cristãos. Eu não tenho dúvida de que toda e qualquer pessoa que seja cristã é bem-vinda para compor a nossa nominata”, afirmou.

Com a reconfiguração partidária ganhando força nos bastidores da política potiguar, a eventual migração de Nina para o PL fortaleceria suas chances para a disputa proporcional de 2026.

Entretanto, por ora, as articulações seguem restritas às tratativas internas e sem anúncio oficial.

Postar um comentário