quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Unidade móvel de oftalmologia vai atender 21 municípios do RN

O objetivo principal é zerar a fila de cirurgias de catarata nos 21 municípios das regiões do Trairi e do Potengi

Foto: Joana Lima

Com dificuldades para enxergar à noite, a agricultora Alana Souza, de 25 anos, conta os dias para ter a visão desanuviada. Ela é uma dos 1,1 mil potiguares que serão atendidos com o início das atividades da Unidade Móvel de Oftalmologia do programa federal Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que ocorre no município de Santa Cruz, voltado à ampliação do acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além dos municípios, do Conselho Estadual de Saúde e do Grupo Condutor Estadual do programa.

A abertura das atividades, que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, ocorreu na unidade instalada no Centro Administrativo José Josias Bezerra, no Centro de Santa Cruz, e a carreta permanecerá por 45 dias, atendendo à população de 21 municípios das regiões do Trairi e do Potengi, que integram a 5ª Região de Saúde.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o objetivo principal é zerar a fila de cirurgias de catarata nos 21 municípios das regiões do Trairi e do Potengi. Além das cirurgias, os pacientes terão acesso a consultas, exames e kits pós-cirúrgicos com colírio e óculos.

Com funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 17h, a carreta tem capacidade para realizar cerca de 150 atendimentos diários. 

O Rio Grande do Norte foi contemplado com uma das cinco únicas unidades móveis de oftalmologia existentes no país, dentro de um processo de distribuição escalonada que prioriza áreas com maior demanda reprimida.

Postar um comentário