quarta-feira, 29 de abril de 2026

Zenaide e Styvenson não se pronunciam sobre rejeição de Messias ao STF

Líder da oposição, Rogério Marinho concede entrevista: “acaba aqui o Lula 3”

Foto: CNN

O senador Rogério Marinho (PL) foi o único parlamentar da bancada do Rio Grande do Norte a se pronunciar publicamente após a rejeição do nome de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, em votação realizada nesta quarta-feira (29), no Senado Federal. Procurados pelo blog, os senadores Zenaide Maia (PSD) e Styvenson Valentim (PSDB) não responderam aos questionamentos. Styvenson, no entanto, publicou em seus stories que seus seguidores tomariam conhecimento do seu voto.

A votação foi secreta.

Em entrevista após a sessão, Rogério Marinho, líder da oposição na Casa, fez duras críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tratou a rejeição como um marco político.

“Isso aqui é uma demonstração clara de que o Senado Federal não aceita mais ser tutelado. Há um limite para a tentativa de aparelhamento das instituições”, afirmou.

O senador também elevou o tom ao avaliar os impactos da derrota do governo no plenário: “Na prática, o que nós estamos vendo hoje é o começo do fim. Eu diria que acaba aqui o Lula 3, do ponto de vista da sua capacidade de articulação política”.

Durante a entrevista, Marinho reforçou que a rejeição do nome de Messias representa, segundo ele, um recado direto ao Palácio do Planalto. “O Senado exerceu sua independência. Não há espaço para indicações que não estejam à altura do que o Supremo Tribunal Federal representa para o país”, declarou.

A votação que barrou a indicação de Jorge Messias é histórica e é considerada um revés significativo para o governo federal, especialmente por envolver uma das mais importantes nomeações institucionais. A movimentação também expõe fissuras na base aliada e sinaliza dificuldades na relação entre Executivo e Legislativo.

Postar um comentário