sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Campanha em Mossoró não tem polarização, mas tripé

Campanhas eleitorais em cidades do porte de Mossoró costumam ser polarizadas, entre dois nomes. Talvez por não haver segundo turno, a maior parte oposição tende a se unir pra enfrentar o candidato governista em um único turno.

Por esta tradição, se apostava numa polarização em Mossoró.

Entretanto, com a campanha na rua, não se vê uma concentração de apoio em torno de dois nomes, mas movimentações com destaques equivalentes para três - os que possuem maior capital financeiro, político e/ou eleitoral.

O candidato Francisco (o prefeito Francisco José Junior) tem a força da máquina pública e, resistindo, tem conseguido preencher de amarelo as ruas por onde passa com seus apoiadores e cargos comissionados.

A candidata Rosalba Ciarlini mantém o apelo emocional e, apostando na memória do eleitorado mais antigo, que a acompanhou quando prefeita, tem conseguido mostrar nas ruas que mantém boa parte do povo em torno do seu nome.

Já o candidato Tião Couto, com a força do capital financeiro, pode ainda não ter tido penetração junto à população da periferia, mas tem marcado presença com farto material de campanha e nas movimentações de rua.

Com isso, pelo termômetro - e cores - das ruas, está quase impossível arriscar quem pode mais. Sem pesquisas em campanha, ficam apostas de qual deve ocupar o primeiro, o segundo e o terceiro lugar ao final da apuração, no dia 02 de outubro.