sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Vingt-Un e sua importância para a cultura potiguar serão tema de evento em Mossoró

A Fundação José Augusto, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, vai apresentar nos dias 25 e 26 de setembro o seminário “Cultura: O País Vingt-un – Contribuição do professor Vingt-un Rosado para a Cultura Potiguar”, no Teatro Municipal Dix Huit Rosado.

A programação contará com palestras, mesas redondas, entre outros pontos. Na noite do dia 25 será lançada a biografia autorizada “O Criador do País de Mossoró”, assinada pelo pesquisador Geraldo Maia, que versa sobre a vida e obra de Vingt- un.

O dia 26 será dedicado a um amplo debate sobre a contribuição do professor à cultura do estado: a partir das 8h será realizada a mesa redonda “Vingt- un: com açúcar e com afeto”.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas pelos telefones (84) 3315 5080 e 3315 5046.



O homenageado

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia nasceu em 25 de setembro de 1920, filho de Jerônimo Rosado e dona Isaura Rosado Maia. Era o vigésimo primeiro filho de uma família numerosa. O nome vem exatamente da sequência à ordem numérica francesa dos nomes que Jerônimo Rosado dava aos filhos.

*Com informações da SECOM/PMM

Nota do Blog - A maior contribuição de Vingt-Un à cultura da região foi a criação da Coleção Mossoroense, através da Fundação Vingt-Un Rosado, que publicou em torno de 4.600 títulos de escritores locais.