quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Senador chileno propõe "Lei Bolsonaro" para cassar candidato eleito com notícias falsas

Senador explicou seu projeto no twitter
(Imagem: reprodução/ Congresso em Foco)

O senador chileno Alejandro Navarro está propondo uma emenda constitucional para cassar candidatos que se elejam com a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news. A ideia do parlamentar já foi batizada de Lei Bolsonaro. “

O parlamentar conta que se inspirou em Bolsonaro devido, segundo ele, “à questionada forma de fazer política” do presidenciável brasileiro. Navarro cita como exemplos dessa “forma de fazer política” o pagamento por meio de empresários amigos pela difusão de informações contra o PT, conforme reportagem da Folha de S.Paulo, as acusações de que Fernando Haddad, enquanto ministro da Educação, distribuiu “kit gay” para crianças e que, eleito presidente, apresentaria uma lei para legalizar a pedofilia.

Alejandro Navarro, que representa a região de BioBío Costa, diz que a Lei Bolsonaro é necessária para “proteger a democracia”. “A proposta acabará com a nova maneira de fazer política que a extrema-direita latino-americana adotou, usando Big Data”, explica em sua página oficial na internet. Ele também faz referências ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para justificar a necessidade da nova lei. Pela proposta, o candidato que se utilizar da disseminação de fake news para ganhar a eleição poderá perder o registro de sua candidatura, ainda durante a campanha, ou o mandato caso seja eleito.

“As fake news são difíceis de combater, pois os eleitores ficam com a primeira impressão. Assim mesmo, a mentira eleitoral tem efeitos devastadores no debate político, pois que as profere dificilmente as desdiz e é provável que nunca o faça”, afirma o senador chileno.