segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Saudade assume Saúde em Mossoró e Benjamim presta contas em rede social

(Foto: web)
A secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem, a partir de hoje (26), novo comando. A enfermeira Saudade Azevedo assume a titularidade da pasta. A nomeação deve ser divulgada ainda hoje no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

Saudade assume no lugar do secretário Benjamim Bento, que, segundo a Prefeitura de Mossoró, fez o pedido de exoneração.  

Em seu facebook, Benjamim, que há anos não concede uma entrevista à imprensa, prestou contas do seu período à frente da Saúde, mas não explica os motivos da saída:

Com muita coragem, determinação e fé em Deus assumimos a Secretaria de Saúde tendo a perspectiva de colaborar com a melhora da saúde do Município. Não foi um desafio fácil, porque a situação era caótica, que nos exigiu agilidade, diálogo, conhecimento técnico e muita paciência pra enfrentar os desafios das diversas ordens possíveis.

O ano de 2017 parecia não ter fim, os problemas também. Assumimos com um orçamento de 48 milhões que precisou a todo momento de suplementação. Várias Unidades de Serviços de Saúde estavam sem funcionamento ou fechadas, deixando a população sem atendimento. Aos poucos fomos organizando a Secretaria. Me orgulho em dizer que criamos o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) logo no início da gestão, garantindo o atendimento daqueles que não tem como ir à UBS. Reabrimos os dois Centro de Especialidades Odontológicas (CEO 1 e 2), que além do atendimento especializado disponibiliza próteses total e parcial. Reabrimos o Centro de Obesidade e o Ambulatório Materno Infantil. Recuperamos 95% da frota da saúde. Ativamos o Consultório de Rua. Ampliamos e regularizamos a distribuição de insulinas, saindo de 450 usuários cadastrados em 2017 para 720 neste ano. Reduzimos a mortalidade infantil e materna. Atingimos as metas de vacinação determinadas pelo Ministério da Saúde antes dos fins das Campanhas. Criamos a Central de Regulação de Leitos de UTI. Conseguimos recursos para construção do CER. E tantos outros avanços...

Foram muitos avanços que conseguimos, quem conviveu na Saúde sabe do que estou falando. Precisamos melhorar ainda mais e tenho a certeza que os profissionais de lá vão continuar se esforçando para isso.

Combatemos o bom combate e mantivemos a fé. Encerramos um ciclo para que outro possa ser aberto. Benjamin Bento continuará o mesmo, acreditando e defendendo o Sistema Único de Saúde. Acreditando também nas pessoas e as encorajando a buscar o que temos de melhor para ofertar ao outro.

Obrigado a prefeita Rosalba Cirlini, a todos os servidores e servidoras municipais, aos colegas secretários e secretárias municipais, colaboradores e amigos que sempre acreditaram em meu nome. Obrigado aos conselheiros municipais de saúde que tanto acreditam em meu trabalho, além dos órgãos de controle como Ministério Público e Justiça, das mais variadas Varas, por serem pontuais fazendo valer as leis, mas acreditando no profissional. Que continuemos caminhando para frente, de cabeça erguida e prontos para a defesa daquele menos favorecido. 
Forte abraço fraterno! Saúde e paz!