segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Bancada do RN assume compromisso de apoiar Governo do RN em busca de recursos que dependem do Governo Federal

(Foto: Elisa Elsie/ SECOM RN)
Em reunião com a governadora Fátima Bezerra, os deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte assumiram o compromisso para obtenção de recursos extras que dependem da autorização e liberação pelo Governo Federal. O encontro aocnteceu nesta segunda-feira (21).

Ao lado dos auxiliares que compõem o Comitê de Gestão e Eficiência da administração, Fátima explicou como recebeu o Estado e informou as medidas do Plano de Recuperação Fiscal - lançado no segundo dia da gestão e já em execução - e a necessidade de obtenção de recursos não previstos em orçamento.

Na ocasião, os secretários da área econômica apresentaram à bancada a situação financeira e fiscal do Estado que tem débitos de R$ 2,3 bilhões referentes aos pagamentos de servidores e fornecedores e previsão de déficit de R$ 1,8 bilhão no orçamento para 2019.

O Governo do Estado depende do Governo Federal para medidas que precisarão ser adotadas junto ao Governo Federal, como a liberação dos recursos da antecipação dos royalties do petróleo, a aprovação da repartição com Estados e municípios da cessão onerosa pela exploração de gás e petróleo, conclusão de obras como a Reta Tabajara, o complexo da Avenida Maria Lacerda e de obras de habitação e de segurança hídrica como a conclusão da barragem de Oiticica, no município de Jucurutu.

A governadora disse que o Governo “é do diálogo, aberto a críticas e sugestões” e pediu “o acesso direto, respeitoso e permanente” aos parlamentares.

Os deputados federais e senadores devem assinar junto com a Governadora pedido de audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o ministro da Economia, Paulo Guedes.