quarta-feira, 20 de março de 2019

Centenário da Capela de São Vicente será celebrado no Cidade Junina

Capela é cenário do "Chuva de Bala no País de Mossoró"
 anualmente (Foto: Gildo Bento)
Com a construção concluída em 1919, a Capela de São Vicente comemora em 2019 o seu centenário. 

Como parte da celebração da data, a diocese fará a realização do trido, que são três dias de oração nos dias 10, 11 e 12. No dia 13 será realizada a Missa Solene.

“Nós não celebramos a festa na data de São Vicente e sim na de Santo Antônio, que foi a data que o bando de Lampião invadiu Mossoró, tendo como uma das trincheiras a Capela de São Vicente. Por isso, nós ficamos comemorando o aniversário da capela na data de 13 de junho que é dia de Santo Antônio, porque uniu a devoção do povo e todo aspecto cultural e histórico”, explicou o padre Charles Lamartine.

Situada ao lado do Palácio da Resistência, sede do governo Municipal, a Capela de São Vicente tem uma relação histórica com a Prefeitura de Mossoró. 

A partir de reunião realizada entre a Prefeitura e representantes da igreja, o Secretário de Cultura, Eduardo Falcão, ficou incumbido de montar o calendário cultural para o Centenário da Capela e contou que uma das possibilidades é a realização de uma exposição. Os materiais referentes à história da tentativa de invasão do bando de Lampião devem ser expostos na Cidadela e a avant première do Chuva de Balas deve ocorrer no dia 13 de junho, quando será realizada a missa solene pelo Centenário da Capela, antecipou o secretário.

*Com informações da SECOM/PMM