segunda-feira, 11 de março de 2019

Prefeitura de Mossoró quer convencer população de que greve está sem adesão usando foto de junho de 2018

Do Blog do Barreto

A Prefeitura de Mossoró está em guerra de informação com os professores da rede municipal de ensino e, como numa guerra, a primeira vítima é a verdade. A gestão de Rosalba Ciarlini (PP) acabou usando uma imagem controversa para mostrar que “está tudo bem”.

Na foto da matéria enviada pela Assessoria de Comunicação na última sexta-feira, 8, temos a imagem de uma sala de aula com alunos e a professora dando aula. A foto é usada como argumento de que 70% das escolas funcionaram normalmente, sem serem prejudicadas pela paralisação dos professores.

(imagem: reprodução)


Na conta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDSERPUM), mais de 5 mil alunos ficaram sem aulas.

No entanto, a foto é antiga como deixa claro a professora Maria Antônia em comentário na postagem da página da Prefeitura de Mossoró no Facebook. “Propaganda enganosa mesmo! Até a foto, pois foi da minha turma do ano passado… Mais respeito com os professores Senhora Prefeita!”, frisou.

(Imagem: reprodução)

Em diálogo com uma colega no mesmo post na página oficial, Maria Antônia acrescenta: “Essa era minha sala do ano passado… inclusive a decoração toda foi tirada do bolso das duas professoras a do matutino e vespertino”, recordou.

Pesquisando no site da Prefeitura de Mossoró, o Blog do Barreto identificou uma outra foto com a mesma garota em destaque num post do dia 25 de janeiro. A roupa é exatamente da aluna é a mesma da imagem usada na última sexta-feira.

Imagem ampliada mostra data da foto no quadro da sala (Foto: Assessoria/PMM)

Ampliando a imagem é possível ver data da aula em que a foto foi tirada: 19/06/18. Sem dúvidas a Prefeitura de Mossoró usou uma foto que não condiz com a realidade apresentada em veículos oficiais.

Nota do Blog do Barreto: os rostos das crianças e professora foram limpados em respeito as respectivas famílias por se tratar de uma polêmica de caráter político.