sábado, 6 de abril de 2019

Câmara lança ferramenta que dá acesso aos discursos que foram feitos no Plenário desde 2015

(Imagem: reprodução)
A Câmara dos Deputados lançou, nesta semana, a ferramenta Parla, que usa a inteligência artificial para divulgar discursos que foram feitos no Plenário.

O portal mostra a diversidade de opiniões dos deputados de uma maneira mais atraente e mais amigável na internet, seja nos desktops ou nos aparelhos móveis.

De acordo com o coordenador da ferramenta, Pedro Brandão, o Parla agrupa os discursos que foram feitos no Plenário de 2015 até hoje. Segundo ele, a pesquisa pode ser feita de forma periódica, por mês, ano ou legislatura.

"O Parla é uma forma diferenciada de se analisar o discurso parlamentar. Então, nós usamos algoritmos, que são programas de computador, e esses algoritmos fazem análise em cima dos discursos de diversas formas diferentes. Então, quando você abre o Parla, você consegue enxergar os discursos com base nos temas que foram discutidos, ou seja, são palavras que foram ditas nos discursos, foram repetidas muitas vezes, e com base nisso, eles vão aparecendo de forma agrupada", disse.

Se você acessar o Parla, você poderá usar um filtro para encontrar o tema mais debatido, os deputados que falaram sobre aquele tema, por estado, por partido, pela ordem do dia, se tornando uma forma mais fácil de você conhecer o que está sendo debatido na Casa.

Para conhecer a ferramenta, acesse o site parla.camara.leg.br.

*Com informações da Agência Rádio Mais