sexta-feira, 17 de maio de 2019

Estudantes convocam nova mobilização nacional para 30 de maio

(Foto: Fernando Nícolas)
A exemplo do último dia 15, os estudantes, através da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), convocam a população para nova manifestação nacional, no próximo dia 30 de maio.

Veja trecho da nota encaminhada:

"O corte na educação foi a gota d’água que virou um tsunami e não sairemos das ruas até que se reverta essa medida que pode inviabilizar nossas aulas e o funcionamento das instituições educacionais de ensino médio e superior no 2º semestre desse ano.

Educação não é gasto e sim investimento. Exigimos o fim dos cortes orçamentários das Universidades Federais, Institutos Federais e das bolsas de pesquisa CAPES. Queremos o cumprimento do Plano Nacional de Educação, o FUNDEB permanente, a revogação da Emenda Constitucional 95 e mais seriedade no debate sobre o financiamento público do nosso ensino.

Por tudo isso, convocamos todos os estudantes brasileiros e movimentos educacionais para construirmos, com muita unidade, mais um dia nacional de lutas em 30 de Maio. 

Vamos ensinar a esse governo sobre o que realmente as nossas escolas e universidades precisam."

A parada nacional do dia 15 de maio reuniu, de acordo com a UBES, mais de 1 milhão de estudantes e professores e "esvaziou" milhares de escolas, centenas de universidades e laboratórios, nos 26 estados e DF.