sábado, 24 de agosto de 2019

"Paz nas escolas" será tema discutido entre deputados do RN

(Imagem: reprodução)
A Assembleia Legislativa vai debater o problema da violência nas escolas. O deputado estadual Francisco do PT propôs a realização de uma audiência pública com o tema “Paz nas Escolas: Pelo combate à violência nas redes pública e privada de ensino”. 

O debate será realizado na próxima segunda-feira (26), às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Uma pesquisa global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com mais de 100 mil professores e diretores de escola do do ensino fundamental 2 e do ensino médio põe Brasil no topo de um ranking de violência em escolas. O levantamento é o mais importante do tipo e considera dados de 2013. O Brasil tem o índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%.

RN

No Rio Grande do Norte, as rotinas das unidades de educação básica das esferas pública e privada confirmam um cenário da incidência da violência.

Um levantamento do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira referente a 2015 aponta que no RN 9,9% de professores e diretores já sofreram ameaças por parte de estudantes ou ex-estudantes. Já 50% dos que responderam à pesquisa dizem que já perceberam ou presenciaram violência verbal ou física nas escolas. Foram entrevistados 5.410.