quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Secretário diz que parada de Guardas Civis é "desnecessária"

Guardas se mobilizaram nesta quinta-feira (19)
(Foto: SINDGUARDAS)
A Prefeitura diz "estranhar" a mobilização realizada pela Guarda Municipal nesta quinta-feira (19). O executivo Municipal garante que tem investido em equipamentos e serviços para melhorar as condições de trabalho ofertadas à categoria. 

De acordo com comunicado, são realizados os seguintes investimentos pela Secretária Municipal de Segurança:

- Diárias operacionais: R$ 250 mil/ mês
- Pagamento dos salários em dia
- Aquisição de coletes balísticos, fardamento novo, reforma na sede: R$ 400 mil.

Porte de Armas

Sobre o porte de arma institucional, a Prefeitura afirma que tem conduzido o processo com transparência. Em 27 de novembro de 2018 foi constituída uma comissão formada por guardas municipais que tinha como objetivo dar providências sobre a medida. A portaria foi renovada em 23 de julho deste ano e todo o trâmite tem sido executado e acompanhado pela categoria. Em abril de 2019 a Prefeitura encaminhou dois guardas a São Paulo, custeando curso específico de instrução de tiro, determinação da Polícia Federal para continuidade do processo de legalização do porte. A ideia é que os servidores passem pela formação para poder multiplicar o conhecimento adquirido com os outros guardas.

"Desnecessária"

O secretário de Segurança considera desnecessária a movimentação de hoje, tendo em vista que todas as solicitações estão sendo atendidas e acompanhadas pelo sindicato. Sócrates Vieira recebeu representantes da categoria no final da manhã desta quinta. Ficou definida uma reunião na próxima quarta (25), quando a comissão formada por guardas vai apresentar a documentação e o andamento do trâmite para o porte de armas institucional.