terça-feira, 1 de outubro de 2019

Governadores do Nordeste conversam com presidente do Senado sobre recursos extras

(Foto: Vinicius Borba)
Os governadores das regiões Nordeste e Norte, em reunião realizada na noite desta segunda-feira, em Brasília, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, obtiveram o apoio do senador acerca da partilha da cessão onerosa do pré-sal, já aprovada no Plenário da Casa, e que agora está em análise na Câmara dos Deputados. Os recursos poderão se somar aos cofres do Tesouro Estadual do Rio Grande do Norte, conforme prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/2019, e trazer alívio para a fonte 100.

Alcolumbre defendeu a distribuição dos recursos dos leilões do pré-sal aos estados e municípios, de acordo com a PEC 98/2019. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e alguns senadores também participaram do encontro. O presidente do Senado explicou que governo e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, garantiram a aprovação da proposta sem alteração do texto proposto pelo Senado. Dessa forma, a matéria poderá seguir à promulgação sem precisar retornar para a análise dos senadores.

Além da governadora Fátima Bezerra, participaram do encontro os governadores Rui Costa (BA), João Azevedo (PB), Wellington Dias (PI), Paulo Câmara (PE), Mauro Carlesse (TO), Helder Barbalho (PA), Gladson Cameli (AC), Waldez Góes (AP).



Desde que iniciou seu mandato e recebeu o governo com quatro folhas de pagamento em atraso, além de dívidas com fornecedores, a governadora Fátima Bezerra assinou decreto de calamidade financeira. El tem defendido a partilha dos recursos excedentes do pré-sal para o pagamento dos salários em atraso..