terça-feira, 24 de março de 2020

Entenda por que é necessário ficar em casa

Os decretos de calamidade e com ordens de fechamento de estabelecimentos publicados por poderes públicos em diferentes esferas em todo Brasil são as maiores estratégias dos governos para conter o avanço do Coronavírus no país. A intenção é evitar que as pessoas saiam de casa para impedir o avanço do Covid-19.

Qual é o maior problema hoje? A falta de estrutura do sistema de saúde para atender a todos os casos necessários.

É aí que entra a medida de determinação para fechamento de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lojas, e o controle de entrada em estabelecimentos indispensáveis e a determinação para que a população fique em casa. 

A providência tem sido tomada em vários países para o chamado achatamento da curva epidêmica. As autoridades em saúde sabem que muita gente será infectada pelo coronavírus. A maioria terá sintomas de uma gripe comum, mas se um grande número de pessoas precisar de hospital ao mesmo tempo, o sistema não terá como receber.



Na maioria dos países tem ocorrido que muitas pessoas estão precisando do sistema de saúde num tempo muito curto, ultrapassando o limite suportado pelo sistema, fazendo com que os hospitais tenham que escolher entre quem vive e quem morre. O que se quer agora é esticar o tempo: se milhares pessoas vão ser infectadas de qualquer jeito que seja de maneira gradativa e não td ao mesmo tempo, para que as pessoas curadas vão liberando leitos e o estado tenha condição de cuidar de todos os estados graves da doença. 

A medida do governo é retardar a transmissão entre pessoas. Tudo se trata de uma relação entre o número de pessoas que precisam da rede de saúde e tempo.

Postar um comentário