Primeiro lote de vacina contra a gripe está em falta em Mossoró

No segundo dia da campanha de vacinação contra a Influenza acabaram-se as doses das vacinas na maioria das unidades de saúde de Mossoró.

De acordo com denúncias repassadas ao Blog, ainda nesta manhã algumas Unidades Básicas (UBSs) já não disponibilizaram as vacinas contra a gripe, que nesta primeira etapa, deve imunizar idosos a partir dos 60 anos, e profissionais de saúde.

O outro lado

A Prefeitura de Mossoró enviou nota de esclarecimento sobre o assunto. Segundo o Executivo, a secretaria de Saúde aguarda novo lote de vacinas contra influenza enviado pelo Ministério da Saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, explica que Mossoró recebeu um lote com aproximadamente 16 mil doses da vacina, que foram distribuídas entre as 45 salas de vacinação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da cidade.

A Secretaria de Saúde reforça que todos os mossoroenses que se enquadram no grupo prioritário serão vacinados até o final da campanha.

(Imagem: web)

O coordenador do Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, explica que a Campanha para a primeira fase segue até o dia 15 de abril.

“O Ministério da Saúde trabalha com o sistema de cotas das vacinas, e a primeira cota para Mossoró foi de 17% do público-alvo total, um total de 16.250 doses. Nesta primeira fase, temos que vacinar o total de mais de 35 mil doses, diante do que recebemos, algumas UBSs já acabaram suas doses. Estamos aguardando chegar a próxima cota, assim que chegar, serão liberadas novas doses para as UBSs”, informa.

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, segundo estimativa do Ministério da Saúde, deve realizar a imunização de 95.557 mossoroenses, que estão no grupo prioritário.

CAROL RIBEIRO RECOMENDA