quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Prevenção ao câncer de mama é tema na AL

(Foto: assessoria)

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) fez pronunciamento nesta terça-feira (07) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa para destacar a live de lançamento do “Outubro Rosa 2020” – campanha de prevenção ao Câncer de Mama, realizada pela Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), na segunda-feira (05) com transmissão pela internet e pela TV Assembleia.

Para Cristiane Dantas o fator mais importante no Outubro Rosa é a conscientização sobre a o exame da mamografia como prevenção. “Mais de 66 mil novos casos de câncer de mama foram registrados. Por isso a importância dessa campanha que salva milhares de vidas”, destacou.

A deputada destacou que diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Câncer

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é de não interromper o rastreamento e exames de rotina, considerados imprescindíveis para identificação do diagnóstico precoce, mesmo enquanto durar a pandemia. "No caso da mulher suspeitar de um nódulo palpável ela não deve postergar e buscar atendimento imediatamente para fazer o diagnóstico", alertou a SBM, através de nota.

Postar um comentário