segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

O que já se sabe sobre a vacinação no RN

Vacinação simbólica foi adiada de hoje para esta terça-feira (19). Apesar de definição de grupos prioritários, não há data definida para demais etapas


Governadora Fátima Bezerra participou de entrega simbólica das vacinas
aos estados em SP e embarque das doses ao RN
(Foto: SECOM RN) 

O Rio Grande do Norte deve receber na noite desta segunda-feira (18) o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. O processo de separação e embarque das doses foi acompanhado pela governadora Fátima Bezerra (PT) em solenidade de recebimento simbólico no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos-SP.

A previsão de chegada era à tarde, mas um atraso nos vôos deve adiar para a noite a entrega das vacinas nos estados. Ato simbólico que estava planejado para hoje (18) de tarde, portanto, foi adiado para esta terça-feira (19) de manhã.

O Plano Estadual de Vacinação atuará nas oito Regiões de Saúde do Estado. A quantidade de vacinas recebidas foi estipulada pelo Ministério da Saúde a partir da população de cada estado. O RN deve receber pouco mais de 82 mil doses nesse primeiro momento. 

As fases de vacinação serão as seguintes: 

1ª Fase

Trabalhadores de Saúde

Pessoas de 75 anos e mais

Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas

População indígena aldeado em terras demarcadas aldeada,

povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

2ª Fase

Pessoas de 60 a 74 anos

3ª Fase

Pessoas com diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).

As datas ainda não foram definidas, porque as etapas estão sujeitas à disponibilização de novas doses pelo Governo. A meta do Governo Federal é em até 16 meses vacinar os grupos de risco e a comunidade em geral. 

Haverá continuidade das fases de vacinação, após os grupos prioritários, para outros grupos populacionais. Deverão ser contemplados, por exemplo, os trabalhadores da educação, de forças de segurança e salvamento, do sistema prisional, os apenados, quilombolas, pessoas em situação de rua. A vacina não está sendo indicada para menores de 18 anos neste momento.

Cadastro

O cidadão norte-riograndense acima de 18 anos deverá se cadastrar na página "RN mais vacina" e preencher  

Postar um comentário